Arquivo da Categoria ‘X-10’

Jeep!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oi,

estava tentando achar o nome de um fotógrafo da QuatroRodas e eis que acho essas belezuras:

Curiosamente eu tenho uma foto desse carro no meu computador, a qual o Marcelo Marchiodi me enviou há um tempão:

Infelizmente não lembro nem consegui achar de novo a edição.

Abraços, Felipe.

 

X-10 Militar!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Oi,

flagra do André em frente à Escola Militar de Trindade, em SC.

Com exceção à capota (será que são os capoteiros ou os donos que inventam moda?) e à tampa do motor em cor preta, de resto muito original e bem inteirão!

Abraços, Felipe

X-10 Outdoor!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oi,

o Ricardo Araujo Pereira, em sua última viagem ao Uruguai, flagrou o pobre X-10 em Santa Catarina.

Coitado! Podia muito bem estar desbravando estradinhas de terra e até dunas, mas está aí, largado na selva de concreto fazendo propaganda.

Um X-10, pois tem o estepe coberto, 4 faróis e entrada de ar entre a porta e os pára-lamas, além da capota cobrir todo o interior, e não deixando o “degrau” sobre o motor para fora, como no X-12.

Está mal cuidado, mas rodas e pneus novos + uma pintura deixam ele zero bala! Isso é, sem ver o interior.

O que mais me chamou a atenção foi a lanterna traseira… o dono prolongou o pára-lamas traseiro e colocou uma lanterna de Gol! Eu hein…

Abraços, Felipe.

X-10 sumido

sexta-feira, 23 de março de 2012

Olá,

Esse Xavante X-10 com o teto rígido opcional morava perto da minha casa, mas depois nunca mais ví o carro. Não é que indo pro Rio não cruzei com ele ?

Depois que tirei a foto passei algumas vezes na casa dele mas não encontrei nem o carro nem ninguém.

Abraços,

Outro Lote de Gurgel na ZN!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Oi,

a caminho daquele terreno com vários Gurgel (http://www.gurgelclube.com.br/GurgelAVista/?p=4940) achei esse outro lote!

São tantos que é até difícil saber por onde começar.

Um X-10, um Supermini, um XTC e dois BR-800.

Todos podem ser restaurados, é só ter boa vontade, tempo e dinheiro. Achei o X-10 e o XTC, em especial, os mais interessantes. Os BR-800 estão em estado razoável… e o Supermini, eu acho que é o que estava na frente do 1° lote! (http://www.gurgelclube.com.br/GurgelAVista/?p=4906)

Será possível o dono ter tudo isso de Gurgel, tudo na fila para restaurar? Isso sim é apaixonado. Só que não precisava ter pego tudo assim né, podia ir fazendo um por vez e depois comprando outros.

Abraços, Felipe

 

X-10 TR à vista!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nas andanças por Máricá acabei me deparando com este raro Xavante X-10 TR 1976 na fila para vistoria do Detran.

O estado dele não é dos melhores, mas sua documentação está em dia. Isso pode ser um sinal de que o velho guerreiro poderá passar por uma reforma.

Um abraço!

Rodolfo Faria

X-10 ou X-12?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mais um flagra do Rodolfo, desta vez em Cabo Frio/RJ.

Novamente uma dúvida quanto ao modelo. Neste caso, sabe-se que o ano no documento é de 1979, o que obrigaria o carro a ser pelo menos um X-12 (que estava na transição da fase 2 para a fase 3, completamente diferente).

Entretanto, a falta do espaço para o galão extra e a fixação no limite da carroceria faz crer que se trata de um X-10. Será mais uma transferência de chassis?

Quem arrisca? Creio que pra ter certeza mesmo, só olhando a plaqueta dentro do porta-malas.

X-10 à vista!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

E aí? Sabe diferenciar um X-10 de um X-12 fase 1? Depois da ajuda do nosso especialista Walfredo Gustavo, proprietário de um belíssimo Gurgel QT, ficou fácil: “É um X-10. As principais diferenças são o comprimento (X-10 350cm x X-12 330cm), faróis (4 no X-10 e 2 no X-12), capotas (X-10 cobre tudo) e galão de gasolina (X-10 não tem). Mas existem muitas outras.

Na verdade não tão fácil para nós que não somos especialistas. Eu mesmo palpitei que este modelo 1976 seria um X-12. Mas a falta de lugar para embutir o galão realmente mostra que é um X-10. Flagrei ele próximo a Estrada União Indústria em Petrópolis/RJ, no domingo dia 11/04/10. Está com pintura boa, e a maioria dos ítens como bancos, selectraction epainel ainda são originais. As rodas naturalmente foram trocadas, por modelos atuais vindas da Brasília (aro 14, 5 polegadas).

Segundo a matéria da Enciclopédia 4 Rodas que o Walfredo nos mandou, junto com a resposta, o X-12 surgiu a partir de modificações solicitadas pelo exército, como capacidade extra de combustível (daí o galão), e comprimento 20 cm menor (talvez por causa de ângulo de ataque?). Informações muito interessantes que em breve estarão no nosso banco de dados sobre os modelos.

Abraços a todos os Gurgelzeiros!

Francisco Branco

X-10/X-12 à vista!

quarta-feira, 14 de abril de 2010


Este carro se envolveu num acidente em Parnaíba-PI, cidade perto do litoral que fica a 330 km da capital Teresina. Trata-se de um modelo 1975 que ilustra bem o que a falta de informação gera. Ninguém sabe precisar (ao menos por estas fotos) qual seria o modelo exato, um X-10 ou X-12 fase 1, modelos que foram fabricados simultaneamente até o lançamento do X-12 fase 2, com visual já bastante diferente.

Quem noticiou o acidente em 29/03/2010 foi o portal Pró-Parnaíba que veicula notícias sobre acontecimentos nesta cidade. Leiam um trecho da matéria:

Um acidente parou o trânsito no final da tarde desta segunda-feira (29) na rotatória da Avenida Pinheiro Machado com a Avenida São Sebastião em Parnaíba. O motivo foi uma ultrapassagem perigosa que teria sido efetuado durante a manobra. Segundo testemunhas, o acidente envolve um ônibus da empresa Coimbra de Araguaina – TO e um automóvel Gurgel de Parnaíba – PI. O motorista do Gurgel evadiu-se do local após o acidente. O motorista ainda não identificado, teria invadido a preferencial, tentou ultrapassar e foi fechado pelo ônibus que era conduzido por Daniel Cavalcante.”

Mau para o Gurgel histórico que ficou um pouco danificado. Ele sofreu alterações nos faróis, que originalmente eram externos, não embutidos, além das interessantes grades protetoras que vinham no pára-choques original. De qualquer maneira, um belo exemplar, que apesar dos seus 35 anos de serviço parece pronto para rodar!

A matéria completa pode ser encontrada no seguinte link:
http://www.proparnaiba.com.br/redacao/acidente-envolvendo-onibus-e-automovel-em-parnaiba-para-o-transito.html

Francisco Branco