Arquivo de maio de 2010

NÃO É GURGEL! Tanger à Vista!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

  

Este Tanger Razec 1980 foi flagrado por mim a cerca de um mês atrás no bairro de Botafogo – Rio de Janeiro/RJ.  

Este modelo nem se parece tanto com os Gurgel, mas por ser “fora-de-linha”, acaba sendo confundido. Está equipado com rodas de Alfa-Romeu, que sabe-se lá como foram parar nele. Reparem que o estepe é com o aro 15 de aço do fusca.  

Um detalhe curioso é o nome: Razec é Cezar ao contrário, algo que a Tanger costumava fazer para homenagear os proprietários da fábrica ou criadores do modelo.  

O fato de ser 1980 intriga. Como um carro que usa lanterna do Fiat Uno pode ser tão antigo? Mas nunca se sabe, pode ter sido adaptada depois!!  

Razec na traseira!

 

Razec na coluna da porta!

 

A história da Tanger é meio louca mesmo. O Tanger Redaj (Jader ao contrário!!) é idêntico a este, como comprova o folheto abaixo. Mas o nome na traseira do carro fotografado não deixa mentir: é um RAZEC!  

  

Aguardo suas fotos!  

Francisco Branco

X-12 à Vista!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Este X-12 Teto Rígido 1981 foi flagrado por mim, na cidade de Angra dos Reis/RJ, estacionado no centro da cidade, próximo ao cais de turismo da cidade.

Está mal cuidado, mas preservou muito da originalidade que lhe é peculiar! Volante e bancos originais, painel pouco alterado, um rack adaptado, filtro externo invertido (não sei como), e rodas bastante utilizadas em fuscas e similares da VW.

Uma jóia com certeza, com grande potencial de reforma, se o chassis não tiver sido destruído pela maresia.

Se alguém quiser fazer um passeio de escuna, ou simplesmente tentar comprar o carrinho, aí vai o telefone da “Morada do Aventureiro – Rent Boat – Aluguel de escunas”, inscrições estas espalhadas pela fibra mau pintada: 24-3377-6736.

Aguardo seus comentários!

Francisco Branco

BR-800 à Vista!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Este BR-800 1990 foi fotografado recentemente pelo Claudio, numa rua tranquila do bairro da Gávea – Rio de Janeiro/RJ, próximo a um Quartel do Corpo de Bombeiros.

O carrinho está bem judidado, mais não parece estar abandonado! Pneus cheios, sem sujeira em baixo, ou seja, maltratado mas está rodando.

O vermelho está tão desgastado que até parece um laranja (não será laranja??). Só podemos torcer que um dia ele caia nas mãos de um proprietário cuidadoso!

Aguardo seus flagras!!

Francisco Branco

Xavante à vista!

terça-feira, 25 de maio de 2010

 

Esse Xavante XT “TR” 1974 foi descoberto pelo nosso amigo Sérgio Prata num anúncio na internet. Imediatamente ficou intrigado com o fato de um X-10 (como estava sendo chamado) ter TETO RÍGIDO!

Rapidamente ele solicitou fotos, e na segunda passada, 17/05/10, fomos a Bangú – Rio de Janeiro/RJ, e o que parecia uma lenda, se descobriu uma raridade!! É um dos poucos carros dessa época que a Gurgel fabricou com teto rígido, que era um opcional segundo a “Enciclopédia do Automóvel”, publicado pela revista Quatro Rodas.

Outros dois veículos ajudaram a confirmar a veracidade do teto/modelo, além da apurada inspeção visual procurando por eventuais alterações. O X-10 TR 1976 (confirmado) abaixo, que está no sul do país e o Xavante XTC lona 1975 do Akito de São Paulo. A diferença entre os modelos é quase imperceptível.

Poucas são as alterações necessárias. Somente a colocação do capô original, para-choques, faróis, vidros das portas e lanterna traseira resolvem a parte externa. Por dentro, está bem original também, exceto pelos bancos, que quase sempre são substituídos.

Enfim, quem comprar, terá uma raridade em mãos, que reformado, será digno de placa preta!

Abraços e até o próximo post!

Francisco Branco

BR-800 à vista!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Este BR-800 Azul calcinha com teto branco, foi fotografado por mim e pelo amigo Sérgio Prata na última segunda-feira, dia 17/05/10. Fomos até Bangu – Rio de Janeiro/RJ para ver uma raridade que será postada aqui em breve.

Por mais incrível que possa parecer, ele está em manutenção! O Roberto, dono dele, diz que o comprou assim, e que desmontou o para-choques para trocar um retentor de R$ 13,00 que estava dando um vazamento no motor.

A pintura no teto ficou muito legal! Acho que não é original, mais quem vai saber? Além desse detalhe, e de todo o entulho em cima do carro, ele parece estar em ótimo estado. Mas não deve ser vendido por enquanto.

Estou aguardando o seu flagra!

Francisco Branco

Tocantins à vista!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Este Tocantins TR Plus de 1991 foi fotografado pelo nosso amigo e grande colaborador Claudio. Foi no dia 14/05 na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro/RJ.

As rodas não são originais, assim como os retrovisores que foram trocados por modelos “universais”. Aparentemente é de uso diário, e parece estar sendo bem tratado.

Francisco Branco

X-12 à vista!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Viu? O sol atrapalhou? Tente de novo nesta foto:

Aproximei. Agora deu? Ainda não? Vou atravessar a pista para tirar mais perto:

Agora viu né!

Pois é, só sendo um fanático pra achar um X-12 no meio de tanto carro, numa estrada onde passo a pelo menos 120 km/h (não de Gurgel, naturalmente). Como disse um amigo, “vai ter olho clínico assim lá em Rio Claro!!“. Outro amigo até esteve no depósito, mas não conseguiu achar o carro.

Vi ele a primeira vez no dia 09/05/10, descendo de Petrópolis para o dia das mães. No dia 12/05/10, voltei com a máquina e confirmei: é um X-12 mesmo. Ele está no depósito de Duque de Caxias do Detran na Rio Juiz de Fora, BR-040, pista sentido Rio, empilhado junto com algumas outras “sucatas”, que em breve deverão ir a leilão.

Está um pouco amassado, é verdade. Talvez um pouco demais, ok. É um modelo fabricado entre 1983 e 1987, quando então o X-12 virou Tocantins. Precisar exatamente é impossível, não só pela falta de fotos como pela similaridade dos modelos.

Não é porquê é sucata que vamos abandoná-lo! Estamos acompanhando os leilões do detran, quem sabe ele não pode ser um doador de peças??

Acompanhe também os leilões: http://www.superleilaoweb.com.br/detran/

Aguardo os flagras de vocês!!

Francisco Branco

X-12 à vista!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Este X-12 TR 1978 foi fotografado por mim na quarta-feira passada, dia 12/05/10 em Angra dos Reis/RJ. É da segunda fase do modelo X-12, fabricado entre 1976-1979.

Pertence ao Sr. Jorge, que comprou o carro do primeiro proprietário: Meu bisavô! Pois é, esse carrinho é o motivo da minha paixão pelos Gurgel. Como podem ver nas fotos abaixo, ele já esteve numa ilha até! Morou lá até começar a servir como carro de serviço num hotel da família. Depois que tudo foi vendido, o Sr. Jorge o comprou, e não me vende por nada neste mundo!

O carro está bem conservado, sua originalidade foi bastante preservada. Atualmente só está precisando de uma pintura. É um interessante exemplar de um modelo bem raro até, que alguns costumam confundir com o mítico “X-11″.

Abraços e até o próximo post!

Francisco Branco

Xavante à vista!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

 

Um legítimo Xavante XT! Este raro modelo, o Xavante XT de 1973, foi fotografado em Petrópolis/RJ, no último domingo, dia 09/05/10. Talvez seja tão raro quanto o Motomachine de alguns posts atrás, até porquê é bem mais antigo (quase 20 anos!).

Parei o trânsito todo para achar a máquina e fotografá-lo. De vez em quando ele está estacionado numa Avenida entre o Palácio de Cristal e a Catedral.

O estado de conservação é impecável, tem até a pá original na lateral! Uma curiosidade: Há pás embutidas nos dois lados do carro, mas não são idênticas! Uma é a que vemos na foto, arredondada. Do outro lado, há uma pá com ponta quadrada, e com punho, parecida com a pá utilizada em obras.

Veja aqui o prospecto de fábrica dele: http://www.gurgelclube.com.br/literatura/xavantext1973.aspx

Abraços a todos, e até o próximo post!

Francisco Branco

X-12 à vista!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Este X-12 teto de lona 1979, foi flagrado pelo nosso amigo Sérgio Prata, proprietário de um belo X-12 TR 1985 branco, o “Raio Verde”. Foi no dia 29/04/10, na estrada Guapimirim/Cachoeiro de Macacu. Foi rápido hein Sérgio, fotografar a frente no trânsito é bem difícil! Parabéns!

Este foi o 1º ano de fabricação deste modelo, considerado “fase 3″. Pelo que dá pra ver (flagra é assim mesmo!!), ele está até bastante original, faróis, símbolo, guincho (sem cabo), e rodas (parecidas).

Já o interior naturalmente deve estar uma desgraça! Porquê? Tem um detalhe que ninguém deve ter reparado: O carro ainda está com placa amarela (2 letras), que foi pintada nas cores novas para disfarçar.

A documentação está atrasada desde 1995, e o carro está em nome de “Parques”, segundo o Detran/RJ. Certamente deve ser uma empresa, que vendeu o carro, a documentação foi perdida (e portanto não transferida), tornando o carro impossível de regularizar. Vai continuar rodando na roça, até ser abandonado ou adotado por mais um gurgelzeiro fanático, que o utilize so para rodar num sítio. Uma pena.

Olhos abertos, tem sempre um Gurgel à Vista!

Francisco Branco