Revistas – O Cruzeiro – 12/1974

Tags/Modelos: Gurgel Xavante XTC lona/conversível, teto rígido, caçamba e protótipo Gurgel Itaipú

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Eis a primeira versão do carro elétrico Gurgel Itaipú com capota rígida de fibra de vidro. O primeiro protótipo era conversível.

Gurgel Xavante e Itaipú

Desde setembro do 1969 a Gurgel, empresa do ramo automobilístico pelo CDI, produz o utilitário Xavante equipado
com motor 1600 e transmissão VW novos garantidos pela VW do Brasil. Ao modelo do capota de lona, vêm juntar-se agora, o de teto rígido e o de caçamba com meia capota rígida.

O chassi é patenteado pela firma – Plasteel -, caracterizado por uma estrutura tubular em aço, revestida por fibra de vidro, formando um conjunto monobloco com a carroceria também
em fibra, leve e incorrosível. A novidade para 1975 é o teto rígido de fibra onde há 2 túneis que levam o ar desde a parte superior do pára-brisa até o compartimento do motor. Assim o ar captado é mais limpo e sua passagem pelo teto ajuda a resfriar o interior da cabine. Na extremidade do teto um defletor de fibra evita a concentração de pó na traseira.

A versão com caçamba de madeira para sustentar melhor a carga possu¡ minicapota em fibra de vidro. Os modelos Xavante por terem chassi e suspensão traseira de projeto próprio apresentam o maior índice da nacionalização dos veículos brasileiros. A produ-
ção deste ano utlrapassará 1.000 unidades, sendo aproximadamente 25% para exportação (América do Sul e África). Preços: Cr$ 30.811,00; com teto rígido ou caçamba, Cr$ 33.870,00.

CARRO ELÉTRICO
Dobrando o capital para os 15 milhões com o apoio do BNDE e FINEP, a Gurgel construiu nova fábrica em Rio Claro, a 170 km da capital paulista. A partir do 1° trimestre de 1975, a produção poderá subir para 300 carros por mês.

Em Rio Claro, a empresa promove, em colaboração com as autoridades locais, o primeiro sistema urbano integrado de transporte pessoal, utilizando carros elétricos projetados e fabricados pela Gurgel. A versão definitiva do Itaipú tem agora capota, deixando o carrinho com aspecto bem agradável.

Chassi em Plasteel, carroceria e teto em fibra, suspensão independente nas quatro rodas, motor elétrico de 3.000 watts/120 volts e 4 HP colocado entre-eixos, controle eletrônico de aceleração, velocidade de 50 km/h e autonomia de 60 a 80 km são as características do Gurgel Itaipú. O sistema deve entrar em testes dentro de um ano, quando a prefeitura de Rio claro construir uma rede de abastecimento de energia elétrica, que pode recarregar 50% das baterias em 2,5 horas, através de tomadas em estacionamentos.

O xavante de teto rígido, novidade da Gurgel, aparece entre os 2 modelos normais.

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Fonte: Enviado por Raphael Rodrigues
Edição/digitação: Francisco Branco

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