27

X-12 de Serra Negra!

Oi,

escrevo do dia 24/06, acabei de voltar de Águas de Lindóia. Ficamos em Serra Negra; indo para Águas para o encontro no sábado, encontrei esse belíssimo X-12 TR (78 Walfredo?).

Esse é o X-12 mais perfeito que já vi. Seria esse o azul Niágara dos Volks? Está com a pintura muito bonita, todos os detalhes de fábrica (galão/camburão e filtro de ar externo), um adesivo “Made in Brazil” da linha Puma e… placa preta! Já são 4 (que eu conheço).

Só não entendi o que ele quer com aquela machadinha no bagageiro… Aliás, notaram um detalhe muito legal?

As rodas originais, em prata, com os copinhos da Gurgel! Esses copinhos são originais?

Esse não foi o único Gurgel que não vi por lá…

Abraços, Felipe

27 comentários

  • everton  disse:

    recentemente comprei meu fusca e vieram com esse modelo de roda, procurando achei esse topico de gurgel x 12, todos da minha cidade falavam que minhas rodas eram mexicanas. rsrs

  • jairo  disse:

    Olá Waldir, comprei para o meu x-12 1976/1977 o pneu GT radial 205 70 15 AT Plus. Ele segue o desenho do x12e. Comprei os 5 pneus recentemente e ficou igual ao original do folder. Abrs. jairo

  • marcos neves  disse:

    sou dono de um x12 tr 78 e o meu nao tem aquele adereço na parte superior traseira que mais parece uma expecie de aérofólio, tem um senhor que tem um gurja que mora na praia mesmo ano do meu que tem. alguem sabe dizer se é original ou a peça tem alguma função?

    abraço

  • Walfredo  disse:

    Tem uma coisa que me intriga… por quê o Detran-SP não está cadastrando os veículos de coleção no campo espécie ? O documento ou vem em branco ou na maioria dos casos com um monte de asterísticos.

  • WALDIR  disse:

    Obrigado pelas observaçoes, esse blog tem me ajudado muito nas restaurações.
    O Gurgel é um X-12 TR 1978- Chassi X12783873, faturado para o IBGE em 29/09/1978. Diz a Ficha de Fabricação que a cor é AZUL CLASSICO.
    Reformado de ponta a ponta (com a colaboração do Leandro) e sei que mesmo assim..sempre deixamos coisas a desejar.
    As calotinhas , machadinha e pá não são orginais (as criei para personalizar o carrinho).
    Quanto aos pneus gostaria de ter os originais,mas,,,,,,,,,,,,,,
    Alias, será que se um grupo de interessados nos pneus Cidade/Campo aro 15 (só eu preciso de 20 unidades) poderia sensibilizar alguma industria a produzir um lote minimo?

  • Leandro Basso  disse:

    Francisco, acho q essa foto pode ser de algum protótipo deles… a minha está com um fundo escuro… não está pintada de prata !

    Abraço,

    Leandro

  • Fcbranco  disse:

    Opa, a Rodabrás colocou no site mesmo! Parece inclusive que a foto é da roda do Leandro.

    http://www.rodabrasrodas.com.br/produtos-automotivas.php#

    Vou ligar para saber quanto custa e divulgar nas listas!!

  • Rodolfo Faria  disse:

    Sem dúvida! Ainda mais depois de a 4R disponibilizou o acervo digital. Bem que poderia haver também o da Auto Esporte e uma alma caridosa que escaneasse exemplares da extinta Motor 3…

  • Leandro Basso  disse:

    Realmente Guilherme, restaurar um Gurgel não é fácil, a falta de material disponível e oficinas especializadas tornam o trabalho ainda mais difícil… se basear nos que estão na rua, esquece… todo mundo pensa que carro de fibra é facil de se adaptar, e acaba caracterizando o carro com gostos pessoais, que as vezes são duvidosos…

    Agora, com os sites e esse contato entre proprietários fica bem mais fácil hehehe

    Abraços,

    Leandro Basso

  • Guilherme Soares  disse:

    Apenas me corrigindo: Gurgel800.com.br
    Abraços

  • Guilherme Soares  disse:

    100% original ou não, parabéns ao proprietário!!!!
    Muito lindo, o carro!!!!
    Realmente é difícil achar todas as informações originais! Hoje temos os sites GurgelClube.com.br e Br800.com.br (os mais completos no assunto, que conheço), mas quando comprei o meu, passei trabalho!!
    Principalmente porque a maioria dos proprietários vai descaracterizando os seus, aí, se basear nos que rodam por aí, fica difícil!!!!!

  • murilo sao vicnte sp  disse:

    boa noite galera
    eu comprei recentemente os pneus da maggion,campo cidade aro 14,ficou otimo no meu gurgel,comprei numa loja em santos,que pode ser visto no mercado livre eu recomendo, muito bom.

  • Felipe Olivani  disse:

    Aquelas Mangels “quadradas” em Fusca devem cair muito bem!

  • Rodolfo Faria  disse:

    Apesar de o dono ter feito a restauração em um período onde as informações sobre Gurgel eram bem escassas, até que ele acertou!

    Se a Rodabrás resolver fazer as rodas padrão dos “fase 4” (tanto os “cara preta” quanto os “caixa de ovo”) será a glória!!!

    E tem mais: ambos os modelos podem ser usados por VWs e bugues como ótima opção de personalização. Reparei também que as rodas padrão tem a “cara” parecidíssima com as rodas padrão do GM Camaro LT de meados dos anos 70. A diferença é a furação e o sobrearo.

  • Felipe Olivani  disse:

    Ae Rodabrás ! Que legal. Grande notícia aos que tem um X-12 dessa época e estão atrás das rodas originais.

    O próximo passo é começar a fazer aquelas rodas das quais o Rodolfo estava atrás, com certeza tem muito mais gente atrás delas.

  • Rodolfo Faria  disse:

    Pois é, Francisco. Mas essa data foi em que se disponibilizou essa roda para os modelos comercializados por aqui. Antes de 1978 essas rodas já eram usadas nos modelos exportados (até mesmo as triangulares 14″, disponíveis para o mercado brasileiro apenas em 1981).

    Outra coisa que se deve prestar atenção que, antes das rodas de 8 janelas quadradas, em 1977, tanto os fase 1 quanto os fase 2 já usavam rodas com furação 4X130, mas eram as de 20 janelas similares às do Fusca, mas com offset alterado.

  • Leandro Basso  disse:

    Sim Felipe, sua desconfiança procede hehehe…

    Esse carro foi restaurado em 2006 se não me engano, não tinhamos clareza de detalhes que temos hoje, na época eu não tinha o meu TR e o carro foi feito com o que se tinha em mãos…

    Falando em rodas, a Rodabrás já tirou as medidas, e colocou a foto do modelo no site… vamos ver quando sai a primeira fornada !!!

    A escolha dos pneus foi devido a utilização, 100% on road hehehe No meu, com certeza vai um mais off road…

    Abraço a todos…

    Leandro Basso

  • André  disse:

    205/70-15 não chega perto não, se não me falha a memória, o cidade campo aro 15 tem 71cm de diâmetro final. O 205/70-15 tem 67cm

    pra chegar perto tinha que ser um 225/70-15 ou 205/80-15

    O negócio é ver o que a Maggion pode oferecer, ela faz uns pneus semelhantes ao cidade-campo

  • Rodolfo Faria  disse:

    Essas pequenas falhas não contam como excludentes.

    Na realidade, essas rodas foram lançadas antes de 1978, mas eram disponíveis somente nos modelos para exportação.

    Por curiosidade, a única medida que alcança o diâmetro similar ao do extinto cidade-campo 15″ é a 205/70 15″.

    • Fcbranco  disse:

      Rodolfo, segundo o manual de peças do X-12 1979, pág.26: http://www.gurgelclube.com.br/literatura/manuais/X12_pecas_1979.pdf

      Aro da roda 5,5″ x 15″ – 4 furos a partir de 31/03/78

      Foi daí que tirei a informação. Acho que deve valer para os “Fase 2” também, apesar de esse manual ser só dos “Fase 3” a princípio.

      Aliás, boas notícias sobre essa roda. A Rodabrás já tirou as medidas da roda original do Leandro! Vou ligar pra lá para saber quando eles entregam a primeira “fornada”.

  • Felipe Olivani  disse:

    Oi,

    Leandro, eu fiquei desconfiadíssimo ao ver a placa! É dele então? Que legal. O dono deveria estar naquela casinha ao fundo, na 1° foto, mas com a pressa do meu pai nem entrei pra perguntar ou toquei campainha…

    Fiquei babando nesse carro.

  • Fcbranco  disse:

    Realmente mereceu a placa preta! Mas vamos achar os mínimos detalhes, pra aguçar os olhos do pessoal:

    – Ano 78 – essa roda saiu em mar/78 só ok! Se o carro for anterior as rodas estariam erradas.
    – Os retrovisores estariam errados, seriam os raquete cromados: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=195&pg=90
    – A soleira abaixo da faixa preta, deveria ser na cor da carroceria, e não preta.
    – Os pneus, realmente não combinam.

    Eu ia falar das dobradiças, que são niqueladas no 1979. Mas a 4 Rodas me mostrou que em 1976 elas não eram!

  • André  disse:

    Este carro merece a placa preta! Muito bonito e conservado.

    Valeu, Rodolfo pela explicação sobre as cores. Quando vi as fotos, a primeira coisa que pensei foi em perguntar qual cor era.

  • Leandro Basso  disse:

    Felipe, Bom Dia

    Esse Gurgel é de um amigo, que aliás vc conhece…

    Ele fica em Serra Negra, mas não estava no encontro, inclusive eu estive lá na sexta e sábado, mas sem Gurgel também…

    É um belo exemplar e foi restaurado nos mínimos detalhes… eu acompanhei…

    Abraços,

    Leandro Basso

  • Marchiodi  disse:

    Legal mesmo, só faltou pneus decentes!
    Por falar nisso, tenho visto que a Maggion está fazendo pneus aro 15 na medida 700 e outras… mas até hoje não consegui ver fotos.

  • Rodolfo Faria  disse:

    Que achado!!!

    Esse X-12 TR está de tirar o chapéu!

    O azul desse modelo é o Azul Oriente, do catálogo VW de 1976. O Niágara foi do catálogo VW de 1973 e é conhecido popularmente (junto com os azuis Caiçara e Colonial, de 1974 e 1978, respectivamente) como “azul piscina”.

    Quanto aos copinhos, não sei se vinham no modelo, mas ficaram muito legais. Isso me deu até a idéia de fazer cópias desse emblema em resina para colar nos copinhos VW para pôr nas rodas que comprei para substituir as “cruzmaltinas” do meu, já que não encontrei os Mangels em bom estado…

    Um abraço,

  • Walfredo  disse:

    Lindo mesmo Felipe. E é 78 mesmo.

    Quanto ao copinho, não me lembro deles não.

Deixe seu comentário aqui:

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>