Revistas – Autovisie – Holanda (1978)

Jipe Brazileiro Ruska

O fabricante de carros de Amsterdan Ruska se tornou um importador de carros. Eles assinaram um contrato com a Brasileira Gurgel para vender os jipes sul-americanos na Holanda. É uma escolha fácil para a Ruska, porquê a Gurgel também usa muitos componentes VW, assim como os buggies da Ruska.

O um pouco quadradão Ruska Gurgel tem um motor 1600 VW. Transmissão e eixos também são VW. As demais peças são feitas no Brasil, a carroceria de poliester de 8mm é reforçada com aço. O Gurgel, que é muito capaz no off-road, tem “Seletraction”, o que permite ao motorista transferir a tração de uma roda traseira para a outra. O veículo é entregue com um guincho mecânico com cabo de 25 metros.

Ruska está à beira de receber aprovação governamental, depois de ter instalado (obrigatório na Holanda) um aquecedor. A partir de Janeiro, 3 modelos estarão disponíveis, o que fará dele o jipe mais barato no mercado Holandês. O X12 conversível vai custar 12.900 12.900 guilders (cerca de 8.000 dólares americanos), enquanto que o X12 TR e Pick-Up com um trailer vão custar cerca de mil guilders a mais. Ruska oferece uma garantia de 1 ano na parte técnica, 3 anos na carroceria e chassis monobloco.

Autovisie - Holanda - 1978 - Ruska Gurgel

Fonte: internet/desconhecida/Flickr do Gurgel Clube.
Tradução: Holandês/Inglês – Skitmeister(flickr); Inglês/Português – Francisco Branco.