Jornais – O Estado de São Paulo – 12/12/1989

Caderno Economia e Negócios

Tags/Modelos: expansão linha BR-800, projeto Gurgel U2, fábrica no nordeste;

Gurgel U2-01

Gurgel investirá milhões em pesquisa – A empresa quer dar diretrizes até ao governo e vai gastar US$ 100 milhões

Reportagem por Marli Olmos

Rio Claro – Depois de assistir ao fracasso do Próalcool, João Amaral Gurgel – proprietário da única fábrica nacional de automóveis – prepara-se para construir no próximo ano um centro em que, segundo ele entende, o governo “deverá se apoiar para tomar os rumos certos daqui para frente”. O projeto envolve um central de pesquisas que vai absorver investimento de US$ 100 milhões e que pretende fornecer diretrizes desde a política energética até o planejamento de cidades.

“Se eu tivesse construído esse centro em 1980, o governo não teria caído nessa farsa do Próalcool”, comenta Gurgel, que previu o fracasso do programa do álcool desde sua adoção. As pesquisas do novo projeto de Gurgel serão dedicadas à área de energia e transporte. O empresário projeta, por exemplo, desde o veículo movido a energia elétrica até a estruturação de novas cidades.

PROJETO U2

E para quem duvida do potencial do único brasileiro que se aventurou a fabricar carros, Gurgel apresentou ontem, em sua fábrica de Rio Claro, números para causar inveja às multinacionais: a Gurgel apresentará ao término do ano – um dos mais conturbados para a indústria automobilística – crescimento de 60% na produção (3.500 unidades).

Concorrência, aliás, é uma palavra que Amaral Gurgel costuma excluir em seu trabalho. Para enfrentar os gigantes do setor, ele continua com a mesma prática que o lançou no mercado, a busca de setores ainda inexplorados.

Foi assim com os comerciais – tipo jipe – com os quais Gurgel se iniciou nesse tipo de negócio. Este ano ele lançou o BR-800 – o primeiro automóvel inteiramente nacional (inclusive o motor). O BR é um carro de dois cilindros, que se destaca por ser extremamente econômico – 25 quilômetros com um litro de gasolina.

Para o próximo ano, os planos são ainda mais audaciosos. Na linha de novos produtos, em junho chegará a minivan, a primeira irmã do BR-800, com capacidade maior que o modelo standart. E, em dezembro, será lançado o esportivo da família BR, que foi batizado de U2 (um urbando para dois passageiros). O protótipo do U2 foi apresentado pela primeira vez ontem.

Mas não é só na linha de novos modelos que Amaral Gurgel pretende revolucionar. O empresário projeta uma produção de 60 mil unidades por ano (6?% do mercado brasileiro) num prazo de cinco anos. Mas a montagem será regionalizada, ou seja, haverá fábricas não só no Estado de São Paulo, mas em outras regiões, principalmente no Nordeste – cinco ao todo, com capacidade anual de mil veículos cada.

A primeira planta já saiu do papel: Gurgel comprou terreno de 650 mil metros quadrados no Ceará. A idéia é não apenas descentralizar a produção, mas também garantir empregos fora do eixo Rio-São Paulo.

Gurgel não teme a mudança de governo e faz planos de ampliar seu negócio utilizando a mesma estratégia que lançou o BR-800: aporte de capital. Para conseguir ampliar suas instalações, o empresário comercializou as primeiras 10 mil unidades do modelo numa venda vinculada à aquisição de ações. Este ano ele já entregou mil unidades, vendidas, nesta primeira fase, exclusivamente aos novos acionistas.

Fonte: Enviado por Maximilian Luppe.