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Atualização: X-12 do Arco-Íris

Oi,

estava voltando do aniversário do meu sobrinho e vi esse belo X-12 pertinho do cruzamento da Henrique Schauman com a Rebouças.

Lembram dele? É repeteco! Ele já esteve aqui: http://www.gurgelclube.com.br/GurgelAVista/?p=1111

O interior me parece mais ou menos bom, achei legal o encosto de cabeça dos bancos dianteiros, muitíssimo parecidos com os dos Niva (batem quase que na nuca…). O que mais me chamou atenção nesse modelo foi o guincho na dianteira, o super-filtro externo na traseira e a lanterna de duas cores, que era a original, segundo o Francisco. Viram o “GURGEL X-12 TR” no pára-choques?

Abraços, Felipe

8 comentários

  • Leandro Basso  disse:

    Excelentes informações Rodolfo ! Esse grupo está ganhando muita riqueza de detalhes, e com certeza é uma fonte enorme de informações !

    Abraço,

    Leandro Basso

  • Rodolfo Faria  disse:

    Oi Francisco!

    Desde os “fase 1” que os X-12 vinham com a plaqueta Gurgel na traseira.

    A plaqueta “X-12 MOD. 81”, segundo o escrito no informativo “Gurgel na pista” de junho a agosto de 1980 (vou lhe enviar por email), foi regra para 1981. A única exceção, talvez, tenha sido a plaqueta Gurgel no capô dianteiro no lugar da logomarca.

    Vendo com cuidado aquele X-12 L que ilustrou aquela edição da Motor 3, você verá que ele já apresentava aqueles frisos. Na realidade, o ano de 1981 foi marcante para a linha X-12, pois a faceta de carro de lazer começava a se sobrepor a imagem de carro rústico ou para trabalho. A grande prova disto foi a adoção de novos bancos (que foram usados até 1984), os frisos, a aparição das rodas triangulares como opcionais, para-sol também no lado do carona dentre outros.

    Um abraço!

  • Fcbranco  disse:

    Rodolfo, a plaqueta só deve ter saído naquela matéria (Motor 3 se não me engano). Como tem o alto relevo na tampa traseira, não leva mais nenhuma plaqueta ainda. Os frisos não sei precisar, mas sei que apareceram no modelo seguinte. Não seria de estranhar que tivessem saído nas últimas versões desse modelo.

  • Rodolfo Faria  disse:

    Olá!

    Vendo bem esse carro, posso apostar que é do ano de 1981, pois os frisos que acompanham o desenho dos paralamas e caixas de ar surgiram a partir deste ano (o 1982 tem a frente diferente desta) e elas estão muito bem feitas, o que leva a crer que são originais. Além das rodas e das dobradiças (que são niqueladas, que as deixam com o mesmo acabamento de uma moeda) falta também a plaqueta logo acima da lanterna traseira direita. Esta plaqueta, somente no ano de 1981, não traz o nome “Gurgel” por extenso, mas “X-12 MOD. 81”.

    Se ele estiver com todos os itens acima, pelo menos por fora, será 100% original.

  • Felipe Olivani  disse:

    Gostei muito de revê-lo, é um exemplar muito original (mesmo não sendo 100%) e é um dos que mais gosto. A carroceria mais harmoniosa dos TR… E as faixinhas então?

  • Leandro Basso  disse:

    Francisco, Bom Dia

    Realmente é um exemplar bastante interessante, e com a opção de rodas facilita bastante na originalidade !!!

    Com relação as dobradiças, acredito que elas eram zincadas, por ser mais barato e fácil de ser encontrado.

    Abraço,

    Leandro

  • Fcbranco  disse:

    Manda pra gente Guilherme.

    Esse daí está bem original como falou o Felipe. De errado tem as rodas aro 14 (a Rodabrás agora já fabrica as aro 15 originais, conquista do Gurgel Clube!), e no local onde vai fixado o retrovisor, foi feita alguma alteração. Ele está fixado na carroceria, sendo que originalmente aquele local (triângulo) é incorporado à porta.

    Tem também as dobradiças, que são niqueladas, uma espécie de cromado de baixa qualidade.

  • Guilherme Soares  disse:

    Bonitão o “menino”!!!!
    Esses dias achei umas fotos da família, de quando era criança, que tem um Gurgel do meu tio igualzinho a esse!!!
    Com adesivos no párachoque e tudo!!!!
    Já tava no sangue e eu não sabia!!!! Eheheh

    Abraços

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