17

Ipanema à Vista !

Quer dizer… O carro estava à venda em Águas de Lindóia em 2007 e um colega fotografou (mal). E não viu o quanto o dono queria.

Mas, Gurgel 1200 Ipanema em 1973 ? Ou eu li errado ? O emblema oval é pré-1970. E pelos bancos e acabamento, ele é um Enseada ou Augusta, mas no final das contas, acho que ele é uma montagem qualquer. Bonito ficou.

Uma falha fácil de resolver e que me chamou muito a atenção foi o motor dolimpador de para-brisa, que se fosse o mais antigo (e original do carro), encaixava perfeitamente no rebaixo do painel.

Abraços,

Walfredo

17 comentários

  • PIMENTA EX FUncionario da GURGEL Aqui em Sao Paulo e La Em RIO CLARO Ok  disse:

    Sim WALFREDO :

    Sou Eu Mesmo o PIMENTA Que Saiu da GURGEL e
    ENTREI na LAFER Onde Fiquei Por Longos 10 Anos Em Diversos Setores da PRODUÇAO e de Inspetor de Qualidade Desde da Carroceria Sair da Laminaçao Ate a ENTREGA FINAL Para o Comprador, Tambem Era da CHEFIA e de PILOTO de TESTE e de PROVA Nos MP Lafer
    TUDO Resgistrado na FAMOSA Carteira de Trabalho Ok

    Eu TENHO o MP Lafer Amarelo 1972 ( PROTOTIPO ) Chassis MP 0006 Um dos 4.300 MP`s Fabricado de 1972 Ate 1990 Ok,
    … OBS Neste Ano de 1972 Foi Fabricado ( 06 SEIS ) MP Lafer ( PROTOTIPO ) Existe 4 no Brasil e 2 Foram Fazer Sao de Automovel Em BRUXELA e na Alemanha e Ficou Por La Ok
    .. Sao Eles 1 BEGE 1 VERMELHO 1 BRANCO e 1 AMARELO Que e o Meu Ok

    ELES Sao TODOS Com as Porta ( SUICIDA ) Igual o MG Ingles
    e SEM Vidros Nas Portas So Com a Lona e o Plastico Tambem Igual o MG Ingles
    Coloca Gasolina Pela Tampa do Falso Radiador
    O Para Brisa e Basculante
    As Lanterna Dianteira e Trazeira e do Fusca 1965 ou do MG Ingles ou do Fuscao Ok
    Eles TEM Acabamento LISO Dentro dos Capos Dianteiro e Trazeiro e Dentro do Porta Mala Na Frente ou SEJA e Pintado na Cor do Carro, .. Os Modelo Novos e de Fibra Pintado de PRETO .. REPAREM
    Tem 2 Painel de Madeira Sendo 1 Com 3 Relogio e o Outro e a Tampa do Porta Luvas e no Meio do Painel e de Fibra na Cor do Carro e + Etc Etc

    TENHO Tambem TODAS as PEÇAS do SEU MP Lafer Originais e NOVAS Ok
    e So Entrar no Meu E-Mail Que e .. PECAS.MPLAFER.ORIGINAIS@GMAIL.COM . Ok

    HOJE Sou Tambem PRESIDENTE do Nosso CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL & MINI DACON 828
    Com 142 NICK`s PAG Dacon Fabricados dos ( 06 SEIS ) MODELOS, Fabricou em 1984 06 REPLICA da PORSCHE 928 Em Cima do GOL GT 1.8 + a DACON Aumentava o Motor Para 2.100 Cc e + Mais 136 NICK`s PAG Dacon de 1987 Ate 1990 Ok

    QUE e DERIVADO de Varios Modelos da Linha da VOLKSWGEM do Brasil
    SAO Eles :
    36 NICK PAG Dacon Que e DERIVADO da SAVEIRO Para 2 Pessoas Que Tem ALCINHA Atraz .. Eu Tenho 2 Desses Nick de ALCINHA 1 Amarelo e 1 Cinza Prata ..
    40 NICK PAG Dacon Que e DERIVADO do GOL GTS 2.0 Para 3 Pessoas Com Vidrinho Basculante Atraz .. Eu Tenho 1 Desse Tambem Vermelho ..
    … Este 2 Modelo de Nick ACIMA Mensionado TEM 3 Metros de Comprimento e DIMINUIDO do Carro Original 88 Centimetro e Pesa 740 Kilos Ok
    54 NICK PAG Dacon Que e DERIVADO do VOYAGE Para 4 Pessoas
    06 CHUBBY PAG Dacon Que e DERIVADO do SANTANA GLS 2 Portas 2.0
    06 PAG Que e a REPLICA da PORSCHE 928 Para 05 Pessoas … Eu Tenho 1 Desse
    E 01 NICK PAG Dacon PRETO Que DERIVADO da SANTANA QUANTUN Para 06 Pessoas

    E 47 MINI DACON 828 Sendo 11 Mini Dacon Com Rodas Aro 10 e Pneus FUNSA e o RESTANTE Com Rodas da SCORRO Aro 13X6 do Modelo da Porsche Le Mam Com Pneus 175X70X13 Pirelli .. Ele e Pesa So 650 Kilos e Tem 2.65 Cm de Comprimento Ok

    TODOS os MODELO de NICK`s Sao Diminuido na Frente e Atraz do Carro e e Colocado a Lanterna Trazeira da Santana Quantun Para Acompanhar o VINCO da Lateral dos Carros Onde Termina o VINCO .. OBSERVE Quando VOCE Ver 1 Um NICK PAG Dacon
    TODAS as Frente e a Trazeira dos NICK`s e de Fibra de Vidro Ok Pessoal — MENOS a REPLICA da Porsche Que TODA de Fibra de Vidro Ok

    Estou Neste E-Mail Tambem do Nosso CLUBE.NICK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM . & . MINI DACON 828 . Ok

    QUALQUER .. PERGUNTA Sobre Esses Carros e de Outros Carros de Fibras e BUGGY`s e GURGEL e PEÇAS Estou a Sua INTEIRA DISPOSIÇAO Ok Pessoal

    Si VOCE Ver Esses CArros Acima Mencionado a VENDA POR AI Me Passe Um E-Mail Ok Pessoal BEM Como os Gurgel e Outros Carros de Fibras e REPLICAS Ok.

    .. O PIMENTA e CULTURA e INFORMAÇAO VERIDICA Ok ..

    E So ENTRAR Nos Meus E-Mail Ok

    ABRAÇOS * PIMENTA BUG NICK MP & GAIOLA *

  • Fcbranco  disse:

    Caramba, isso é um comentário, merchand ou história de vida?

  • PIMENTA Ex-funcionário da Gurgel  disse:

    Ok WALFREDO :

    Estou à sua INTEIRA e de QUALQUER UM à disposiçao de RESPONDER qualquer PERGUNTA sobre o Gurgel e OUTROS carros de FIBRA, BUGGY`s, REPLICAS e PEÇAS tambem Ok pessoal.

    Sou PRESIDENTE do nosso CLUBE.NICK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM, com 140 carros fabricados dos 05 modelos fabricados 05 carros em 1984 que é uma réplica da Porsche 928 DACON e + 135 carros de 1987 até 1990. Eu tenho 04 NICK`s do 5 modelo fabricados Ok.

    Tenho alguns NICK`s PAG DACON a venda. Estou à procura para comprar Gurgel IPANEMA e BUGATO em QUALQUER ESTADO de CONSERVAÇÃO, ambos os carros de quando eu trabalhava lá na Av. do Cursino, nº 2499, no Bairro Jardim da Saúde-SP.

    Tenho todas as PEÇAS do MP Lafer originais e novas Ok, é só entrar no meu e-mail que é… PEÇAS.MP.LAFER.ORIGINAIS@GMAIL.COM

    Vou LANÇAR agora o meu Buggy Mini Kadron com 2.53 de comprimento para 2 pessoas adultas com chassis próprio TUBULAR com mola do Chevette e amortecedor atrás + assoalho de fibra + pára-brisa basculante + estepe interno roda aro 14X4 gaúcha + porta treco e ferramenta na frente do Buggy + capota de verão + tanque de gasolina anti-chama + etc etc Ok

    Eu tenho o MP Lafer 1972 amarelo (PROTÓTIPO) chassis MP 0006 um dos 4.300 MP`s fabricados de 1972 até 1990, com porta SUICIDA igual o MG inglês, ele é TODO ORIGINAL MP Lafer, não tem vidros nas portas só lona com plástico também igual ao MG inglês e coloca gasolina pela tampa do falso radiador, as lanternas trazeiras e dianteiras e do Fusca 1965, tem 2 painéis de madeira com 3 relógios, no meio do painel é de fibra na cor do carro Etc Etc Ok.

    Este meu MP Lafer 1972 amarelo (PROTOTIPO) pertenceu ao EMERSON FITTIPALDI quando em 05 de Abril de 1974, ele inaugurou a fábrica da Lafer (OFICIALMENTE) entre as 16:00 e 19:30 horas ele cortou a faixa e ganhou este MEU MP Lafer como CACHÊ Ok.

    Tenho uma GAIOLA azul metálica com motor AP TURBO a álcool a VENDA, o motor é todo cromado até o escapamento e o cárter, 06 amortecedores, freio a disco nas 4 rodas, suspensão trazeira de Kombi homocinética, 06 faróis de milha grande cromados, banco de competição na cor azul, cinto de segurança de 4 pontos azul, tanque de álcool de AÇO INOX polido. DOCUMENTAÇAO tudo Ok já está com o número cadastrado no documento, pode viajar sem problema Com a Lei Ok.

    ABRAÇOS…. * PIMENTA…BUG…NICK…MP…GAIOLA *
    …. CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM….

  • Walfredo  disse:

    Olá Pimenta,

    Pois é, você fala de memória, eu falo do material impresso da época (inclusive material da própria fábrica). E eu tenho é um QT. E foi com um QT que meu pai visitou a fábrica na Av. do Cursino e foimuito bem recebido.

    Esse material está disponível no http://www.gurgelclube.com.br . Você é o Pimenta que depois foi pra Lafer ? Gostaria muito de entrevistar você.

    Abraços,

    Walfredo

  • Fcbranco  disse:

    Pimenta,

    Sobre como ele era feito e sobre os carros seguintes serem em plasteel já sabíamos.

    Legal ter um ex-funcionário participando em nosso site. Esperamos que possa contribuir com muita informação.

    Vamos entrar em contato em breve para tal.

    Abraços,

    Francisco Branco

  • Pimenta (Sergio Pimenta) Ex-funcionario da Gurgel  disse:

    Ola Pessoal :

    Este e o modelo de Gurgel IPANEMA foi o primeiro Gurgel fabricado com chassis Volkswagem, fez uns 500 Gurgel iguais a este, aqui na Av do Cursino 2.499 – Jardim da Saude – SP, a 1 Km de onde eu moro Ok.

    E tambem o Gurgel BUGATO + esportivo que era vendido tambem em KIT`s, que foi fabricado uns 15 exemplares tambem com chassis de Fusca.

    Logo após a Gurgel lançou o modelo XAVANTE XT já com chassis PLASTEEL, fibra e aço, tipo sanduíche, os ferro de aço vai no meio da fibra Ok

    XAVANTE significa: A tribo de Indios no Amazonas, que é forte, valente, resistente;
    E “T” significa: Enfrenta todo terreno

    Ai em 1974 a Gurgel mudou para Rio Claro interior de Sao Paulo.

    Qualquer PERGUNTA sobre o Gurgel e outros carros em fibra, replicas, buggys e PEÇAS e a HISTORIA desses fabricantes estou a disposição para responder, é só mandar um e-mail para CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM .Ok

    Estou comprando esses modelos: IPANEMA, BUGATO, XAVANTE, XEF, MOTO MACHINE, são do tempo que eu PIMENTA trabalhava la, em qualquer estado de conservaçao, se for possivel me envie algumas fotos Ok pessoal.

    ABRAÇOS OBRIGADO

    * PIMENTA BUG NICK MP & GAIOLA *

  • Walfredo  disse:

    Oi Reynaldo,

    Bom, vou fingir que o Ipanema é onome correto… banco de VW na foto ? De que VW ? Fusca, Tl, 1600 e Variant não é.
    Isso aí, todos os que conheço (5) são chave da Willys, o meu inclusive.
    O motor 1200 aparece nos panfletos do Gurgel 1200 (epa!) e nas revistas até o aparecimento do QT. Quanto as peças, todas já apareceram em matérias sobre o carro, mas não juntas. As revistas estão no site.
    Você achou um desses em Rondonia ? Legal ! Manda foto pra gente !

    Abração,

  • Reynaldo Gomide Filho  disse:

    FC branco sim esse carro tem caracteristicas antes de 70 pois os bancos sao de VW o ipanema ja saiu com banco de fibra, os parachoques, o volante o painel tudo bem diferente. O João Gurgel fez um caro para sogra dele desta cor eu lembro dele na garagem provavalelmente um irmao deste mas foi bem no começo onde se apreveitava o maximo de um VW ate o volanrte as vezes. no meu ipanema a chave de contato nao e VW é do jipe Willis

  • Reynaldo Gomide Filho  disse:

    o problema e que cresci vendo estes carros o João Augusto do amaral Gurgel era irmão da minha Mae e inicialmente os gurgeis eram montados na autorizada VW MACAN na Avenida do Cursino onde nasceu posteriormente a GURGEL e nessa epoca havia pessoas que modificavam VW em um ipanema ai acontecia essas coisas de carros com motor 1200 eu acabei de comprar em rondaonia um gurgel ipanema 1973 em pessimo estado e ao separar a caroceria do chassis verificamos que sua montagem era bem critica vou ter trabalho para recolocar a caroceria no lugar e fixa-la eu ja restaiurei um x12 tocantins 1986 inteiro de a a z fico a disposiçao a quem quiese rtocar informaçoes

  • Fcbranco  disse:

    O QT foi substituído pelo Xavante XT 1972.

    Este poderia até ser um QT de 1973, quem sabe um pedido especial. Mas como o Walfredo falou, teria características pré-1970.

  • Fcbranco  disse:

    Outra coisa é relativo ao chassis. A Gurgel NUNCA utilizou chassis “doados” de outros veículos. Desde o primeiro carro, ela tinha um acordo para utilizar/adquirir chassis novos da Volkswagen.

    O kit deveria ser anterior a 1969, ano inicial da Gurgel e consequente fabricação do modelo QT, que saia de fábrica totalmente montado já. Kit mesmo, só sei do Bugato. Não creio que o Ipanema/QT tenham sido vendidos assim.

  • Walfredo  disse:

    Olá Reynaldo,

    Em 1973 não tinha mais kit. O problema é o ano que ele botou no carro.

    E Ipanema tem benco de vime. Esse tinha de ser Enseada ou Augusta.

    Abraços,

    • Fcbranco  disse:

      Reynaldo, se eu fosse você não discutia com o Walfredo.

      Ele tem um QT 1970 que era do pai dele, desde 0 km….

      Mais pesquisa sobre o assunto do que ele quase ninguém fez!

      Inclusive, é muito comum chamar todos os modelos parecidos (inclusive o QT do Walfredo), de Ipanema. O Gurgel mesmo criou essa confusão.

      Em breve teremos uma atualização na nossa seção de modelos, onde provavelmente teremos como esclarecer isso para a maior quantidade de gurgelzeiros possível.

  • Reynaldo Gomide Filho  disse:

    O Ipanema inicialmente era vendido como kit e as vezes montado em coincessionarias VW fora de SP com isso pode aparecer com motor 1200 pois o chassis dodados do kit pode ser proveniente de um carro usado e ate batido

  • Rafael Barcellos  disse:

    Quem sabe não possa ter acontecido alguma ”gambiarra” na fabricação destes QT?O fusca já não utilizava mais o motor 1200, mas talvez a VW ainda vendesse o motor para as fábricas que utilizavam seus componentes ao redor do mundo.

  • Walfredo  disse:

    Olá Juarez,

    Mas com motor 1200 ? O último Fusca 1200 foi em 1966.
    Infelizmente é uma coisa comum os próprios donos não saberem direito o carro que tem. E não é exclusividade de dono de Gurgel.

  • Juarez  disse:

    Belo exemplar de Gurgel QT. Até 1970 a literatura comfirma, mas pode ser uma encomenda especial de cliente. Teria que ver no documento.Mas é um rarissimo.
    No portal autoclassic,apareceu um desses (beje),bem detonado, para restauração.

Deixe seu comentário aqui: Cancel reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>