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Não é Gurgel! Ragge à vista!

Este Ragge Califórnia 1991 foi fotografado pelo nosso colaborador/administrador Claudio Rez no dia 21/04/10 no bairro do Leblon – Rio de Janeiro/RJ. Como já havia falado num post anterior, o Claudio saiu de bicicleta procurando guerreiros para fotografar, e encontrou este e um X-12 que já foi publicado anteriormente, quem também está na “Selva de Pedra”. Isso é que é exemplo, parabéns!!

A história da Ragge se confunde com a da Tanger. Este modelo mesmo pode ser um outro muito parecido, o Long Beach. A história das fábricas e dos modelos é bastante desconhecida e confusa. Certo mesmo é que um dos sócios foi proprietário de ambas. Se não fosse a cara de “jipe”, certamente teria sido mais uma fábrica de buggies esquecida no tempo.

Segundo o site planeta buggy, “O slogan “Sucesso nos USA” faz crer que o modelo é cópia de algum carro americano, mas acredito tratar-se apenas de referência ao Volkswagen Golf, em cujo design o Ragge é visivelmente inspirado, que não era um modelo off-road.”. Vejam abaixo o folder da época.

Até o próximo post e não se esqueçam de colaborar enviando suas fotos!

Francisco Branco

27 comentários

  • Milton Costa  disse:

    RENOVADORA DE AUTOS COSTA

    Segue email: danielle.hglog@hotmail.com

  • Milton Costa  disse:

    Boa noite…

    Tenho um Ragge prata 87 à uns 20 anos, é minha paixão!!!
    Tenho oficinina mecânica a 30 anos no Guarujá Litoral de SP.
    Gostaria de trocar ideias e informações sobre o mesmo!
    Equipei ele todo e fiz algumas modificações…
    Banco de couro com o nome RAGGE bordado, rodas de liga aro 15, motor a ar 1.700, faróis do Passat (quadrado) e mais algumas coisas…

    Qualquer dúvida entrem em contato com nos tel’s abaixo:
    RENOVADORA DE AUTOS COSTA
    Tel: (13) 3012-5459 / Milton Costa

  • toninho  disse:

    tenho um ragge 86 precisando reparos, estou vendendo.
    R$ 5.000,00 FONE PARA CONTATO
    12- 7811 5366
    id: 54*23018
    caraguatatuba
    toninho

  • Cristiano Barreto  disse:

    Tive um Ragge California 1990 branco com faixas grafite, meu pai comprou 0km, ficou na família até 97, os problemas com acabamento eram muitos os problemas com acabamento, a traseira caída, chovia dentro na junção da capota, as portas também ficaram caídas e as maçanetas semelhantes as do Alfa Romeo nunca funcionavam direito.

  • wagner  disse:

    tenho um ragge 1990 esta com a traseira caida as portas desalinhadas e percebi que esta com o suporte das castanhas quebrado alguem ja consertou um assim

  • Caetano  disse:

    Tenho um ragge ano 1991.Mas esta sofrendo modificacão assim com mecanica dianteira Gm .(OMEGA).

  • Alberto C. Barreto  disse:

    Fiz um comentário há algum tempo sobre a trazeira caída do Ragge. Dei um jeito no meu utilizando um sistema tipo basculante que encosta o pneu do estepe na carroceira num ângulo de 90 gráus. Utilizando um cadeado travo a porta trazeira e protejo o pneu contra furtos. Usei também um artifício na pintura da capota, que não é mais removível. Modifiquei também o estribo (Se bem que alguns Ragges não o possuem). À meu ver, modéstia à parte, “ficou show de bola”. Se quizerem conferir, mando fotos à quem se interessar.
    Abraços
    Alberto

  • seluca1000  disse:

    Acabei de comprar um ragge ano 1990 mas esta com problema nos docs tenho que suar a camisa para colocar o bichinho na estrada novamente,mas vou tentar sou brasileiro.

  • Jackson  disse:

    Tenho um RAGGE CALIFÓRNIA e estou convidando a todos a participarem da comunidade do ORKUT :- http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102536173 . Lá tem proprietários e fãs do inteligente Jeepinho urbano. Façam parte da comunidade e postem comentários. Um abraço a todos.

  • rogerio  disse:

    TENHO UM HA 7ANOS ESTOU REFORMANDO ANO 88 PRATA QRO COLOCAR MOTOR AP PRAIA GRANDE

  • Fcbranco  disse:

    Olhando agora, notei uma diferença: O que você flagrou tem o vidro da traseira mais curto. Seria talvez o modelo Long Beach, que depois foi modificado e virou Califórnia.

    Veja essa matéria: http://www.gurgelclube.com.br/gurgelavista/fotos/gurgelavista-024-3.jpg

  • Matheus Marques  disse:

    Tenho quase certeza que acabei de postar fotos do mesmíssimo Ragge! Que, por sinal, tá com aparência bem melhor!!

    http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/02/ragge-california-1989.html

    Abraços a todos!

    • Fcbranco  disse:

      Parece o mesmo carro sim. No mesmo bairro, é muito difícil que não seja!! Te mandei a foto original por email.

  • Felipe Olivani  disse:

    Eduardo, não faça isso! É criar confusão.

    Já vi muito Fusca com motor 1900 que dá pau em AP. E não é carro de arrancada. Se for de SP, tenho um mecânico que passou a vida toda preparando carro pra Interlagos, o pai dele correu com o Fangio.

  • Fcbranco  disse:

    Eduardo,

    Existe uma flange que é vendida em lojas de preparação para essa conversão até. Mas sempre dá problema com o radiador. Ou fica num lugar onde pode ser facilmente danificado ou num lugar pouco ventilado. O resultado é motor fervendo e quebrando.

    O pessoal dos Gurgel não troca o VW a ar por nada. Principalmente o pessoal que prepara e faz trilhas. Só nos X-15 (onde há mais espaço para o radiador e necessidade de força extra) é que ainda há alguma troca, mesmo assim com muitas reclamações de quebras.

    Existem mais contras do que prós no final das contas. Mais vale melhorar o VW a ar, até com aumento de cilindrada se for o caso.

  • Eduardo  disse:

    Olá, faço uma pergunta para todos os proprietários de Veículos Ragge, existe espaço para colocar um motor AP na traseira dele? grato!

  • unabarauna  disse:

    A traseira caída é normal para os modelos California(volks e brasilia), os retos sao do modelo Long beach(variant 2) e sao maiores, conforme várias fotos. tenho várias fotos e acho que vou vender o meu ver no orkut bobrener@bol.com.br

  • Higor Farias  disse:

    Boa noite pessoal,

    Acabei de adiquirir um Ragge 1991…..sobre a traseira caida, me parece ser um erro de projeto da epoca….nao me parece mau uso….!!!

    Abs

    Higor Farias
    higato@yahoo.com.br

  • Fcbranco  disse:

    A regularização dos carros da Tanger/Ragge era sempre um problema, pois raríssimos foram montados em cima de chassis novos. Quase todos eram montados em chassis de procedência duvidosa, assim como os bugres na época (e até hoje).

    Sempre havia um “jeitinho” para regularizar. No caso do seu, deve ter sido mais fácil acertar só o modelo e manter o ano original do chassis. Nos outros, que não deviam ter documentação, deve ter sido feita nova numeração chassis, que saiu no documento como “novo”.

    É mais ou menos por aí. Saber ao certo o ano, só se estiver gravado na plaqueta de fabricação.

  • Marcio urbanski  disse:

    Fcbranco,sei do que tu fala no comentário relativo ao ano, porem todos os proprietários de ragge que já fiz contato, tem seus carros com o ano da montagem e não do chassi, e por isso que eu acho estranho o meu caso….abrçs!

  • Wilken  disse:

    Tenho um que estou levantando; problemas como alinhamento das portas
    Gosto do carro, principalmente agora com os assaltos a carros novos.

  • Fcbranco  disse:

    Marcio, a Tanger como muitos fabricantes de carros de fibra baseados em chassis volks (exceto a Gurgel, que só utilizava chassis novos), usavam carros antigos para servirem de “doadores”. Eles compravam um fusca ou brasília “surrado” e utilizavam o chassis e mecânica para montar um carro “novo” em cima. Parece que o Detran permitiu isso até uma certa época, e portanto o carro ficava com o ano do chassis, e não da fabricação da nova carroceria.

    Por isso em vários posts “NÃO É GURGEL”, vemos anos imcompatíveis com a época de fabricação da carroceria. Nestes casos, o que vai valer mesmo é a plaqueta de identificação, que todo fabricante colocava em algum lugar da carroceria.

  • Marcio  disse:

    O meu é do ano 76 (nao sei como se foi fabricado entre 86 e 92) mas também tem a traseira caída, apesar de bem cuidado. Estou reformando o meu e só falta a pintura, que por sinal é a parte mais cara, porque tenho q fazer algumas correções na estrutura q está torta (alinhamento das portas, da tampa traseira) e muito difícil de corrigir. Já fiz o motor, a embreagem, o freio e toda a suspensão. Tenho algumas fotos no orkut (marcio urbanski). Abraços a todos

  • Fcbranco  disse:

    Alberto, nas fotos originais e na deste post eles não estão com a traseira caída. Só notamos isso nos Ragge mal cuidados que vemos por aí.

    Nos Gurgel isso não acontece pq o chassis é tubular e integrado à carroceria, ao contrário de outros bugres/jeeps, que usam somente o chassis do fusca, que não dá apoio devido à parte traseira, em especial após 20 anos ou mais de pouquíssimos cuidados.

    Não deixe de mandar seus flagras. Não só os Gurgel como todos os “primos” são bem vindos neste site e neste Blog.

  • Alberto Barreto  disse:

    O Ragge tem o aspecto de trazeira caída se deve à propria carroceria e ao estepe inclinado para poder-se abrir a porta trazeira que dá acesso ao motor. Tenho um que já não apresenta esse aspecto, por ter sido modificado o suporte do estepe e uma nova pintura. Vou ver se consigo mandar umas fotos (Ainda sou calouro na internet e ando apanhando para tal)
    Grande abraço para todos

  • Fcbranco  disse:

    Pois é. Outro dia vi um amarelo (sem máquina como sempre), que estava assim, rachado no meio do teto e com a traseira caída. O Claudio falou que é algo comum nos Tanger/Ragge, pois não faziam uma estrutura extra para apoiar a traseira do carro. Depois de enfraquecer, ou ser abusado, acaba caindo. O Tanger dele acho que já teve que ser consertado.

    Acho o modelo bonito também. Se fizer uma adaptação para off-road é capaz de ficar muito interessante.

  • Walfredo  disse:

    Esse eu acho bonito. Um colega teve um verde, muito inteiro.
    Difícil é encontrar um que não esteja de “espinhela caída”.

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