Modelos – G-15 (1979-1982)

 

Um irmão do X-15, só que destinado ao trasporte de cargas. Um misto da aparência do X-15 com a finalidade do X-20.

A principal característica é que a parte de trás da cabine é reta, não possue o estepe, filtro de ar e galão reserva aparentes. A capacidade de carga passa de 500 kg para 1.000 kg (G-15) e 1.050 kg (G-15L).

Nos primeiros modelos (só G-15) as portas e entradas de ar do motor são iguais ao X-15, e tem também o mesmo comprimento. Nos modelos seguintes (Gurgel anunciou que o G-15 cresceu, virou G-15 L), ele tem 20 cm a mais de comprimento, 10 cm entre eixos e 10 cm na traseira, e, o desenho da parte inferior das portas e das entradas de ar do motor são em linha reta.

Em 1980 saiu uma série de G-15 a álcool com dois tanques de 80 litros, bocais separados e marcadores independentes de combustível no painel. Através de uma válvula, se escolhia qual tanque usar. Abaixo uma tabela de medidas do G-15 L.

Comprimento: 3,72 metros (G-15) e 3,96 metros (G-15L). Vão livre: 32 cm, ângulo de ataque: 55º, saída: 45º, Tanque: 80 litros.

Fontes: Internet.
Texto e dados levantados com a colaboração de: Moa de Santos/SP.