Mais um X-12 TR esperando por dono

Esse aí me surpreendeu.

Localizei esse X-12 TR 1984 nos fundos de uma agência, em Niterói. O carro está incrivelmente bem conservado e com sua originalidade razoavelmente preservada.

Além do que eu descrevi acima, duas coisas me chamaram a atenção: o carro é único dono e ainda traz consigo o manual, bem como o guia de manutenção VW da época.

Um abraço,

Rodolfo Faria

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30 comentários para “Mais um X-12 TR esperando por dono”

  1. Marchiodi disse:

    Nossa… idêntico ao meu!!!
    Pena que o meu tava tão ruim que resolvi montar outra mecânica, mas não vou descaracterizá-lo externamente.

  2. Rodolfo Faria disse:

    Oi Marchiodi.

    Por curiosidade, qual mecânica você adotou?

  3. Felipe Olivani disse:

    Uia! E é o cara preta… Quanto pedem, Rodolfo?

  4. Rodolfo Faria disse:

    Oi Felipe!

    O cara tava pedindo R$ 9.000,00. Até que o preço está bom, julgando a procedência e o estado do carro.

  5. Fcbranco disse:

    Bem original mesmo, até o retrovisor foi mantido na posição certa. Não é exatamente o mesmo que o meu, mas é quase igual. A partir de que ano começou a vir com o de Kombi, alguém sabe?

    Curioso o fato do chassis (segundo o manual), ser X12TRxxxxx. Antes vinha com o ano do carro depois de X-12.

    Legal também o guincho, que nesse carro já devia ser opcional.

  6. Fcbranco disse:

    Concessionária à Vista: Da Costa Motor Ltda.

    No manual diz Resende?

  7. Rodolfo Faria disse:

    Oi Francisco!

    Os X-12 passaram a vir com retrovisores de Kombi a partir de 1985.

    Essa anotação dos chassis está errada. O correto é “X-1211***”. A partir de 1983, os chassis começavam com “X1211″, deixando de mencionar o ano.

    Realmente o guincho já era opcional e o desse carro estava como novo. Na realidade, já era opcional desde 1982.

  8. Rodolfo Faria disse:

    Isso! Inclusive o carro é de lá.

  9. Felipe Olivani disse:

    Putz, R$9.000? Não está tão caro, ainda mais por um carro tão “novo” como esse. Aposto que nem passou de 100.000km…

  10. Fcbranco disse:

    Rodolfo, outra dúvida. Os “cara-preta” tiveram lanterna traseira de kombi até 84?

    Depois me passa o número daquela resolução das lanternas BIcolores, que estipulava que a seta tinha que ser vermelha. Precisava também daquela citação da 4 Rodas referente ao desenvolvimento de um X-13 pra atualizar na parte de “Mitos” da seção “Modelos”.

  11. Rodolfo Faria disse:

    Que não chegou aos 100.000km não posso dizer, mas, pelo ano, quantas vezes chegou a 100.000km. rsrsrs

  12. Rodolfo Faria disse:

    Francisco, todos os “caras pretas” (1983-1984) tiveram a lanterna traseira de Kombi (tricolor).

    Não consegui encontrar nem a resolução do Contran, nem a nota divulgada na 4R. O que tenho certeza é que os indicadores de direção foram obrigatoriamente vermelhos até 1982.

  13. Marchiodi disse:

    Rodolfo,
    Vou usar um motor de Subaru 2.2…e mais algumas coisas, to juntando tudo primeiro, aí pretendo até fazer um blog e tal.
    Resolvi fazer isso pois o estado do meu estava lastimável, o chassis estava tão podre que nem dá pra reformar, portanto teria de fazer novo, e foi o que resolvi, tudo novo, mas continua um Gurgel por fora!

  14. Rodolfo Faria disse:

    Interessante! O desempenho dele deve ficar um espetáculo! Só não se esqueça de adotar um bom sistema de freios!

    É o que eu digo: mais vale um modificado resgatado do que um original no ferro velho.

  15. Fcbranco disse:

    Naturalmente.

    Mas não adianta querer tunar um BR800, nem colocar 400 cavalos num X-12. No primeiro caso não combina, no segundo (na verdade para qualquer potência acima de 50 cv) não é seguro.

    Marchiodi, não estou criticando você ok!! Só estou falando dos absurdos que vemos por aí.

    O Gurgel fica bem todo original. É claro que melhorias nos freios, e em alguns outros ítens são plausíveis e até bem importantes para adequar o carro a tecnologias mais modernas. Mas não adianta querer adaptar um projeto e tecnologia de 30 anos atrás para rodar como se fosse um carro de hoje em dia. É melhor comprar um carro atual e não desfigurar o “antigo”.

  16. Rodolfo Faria disse:

    Isso é algo bastante pessoal.

    Eu achei interessante a idéia do Marchiodi principalmente por ele preservar as características visuais do X-12. Evoluir o original sem ferir o estilo do carro (principalmente se for para salvar da “baixa”) é bastante válido. Seria um X-12 evoluído.

    Eu, por exemplo, se eu encontrasse um Chevy 1958 (o meu favorito desta época) para restaurar, mas sem mecânica, eu não pensaria duas vezes em buscar por um conjunto mecânico adequado e “ressuscitar” o carango. Preferiria um assim a um Corolla Altis 0km. rsrs

  17. Marchiodi disse:

    “Seria um X-12 evoluído.”
    Exato, Rodolfo sacou exatamente o que quero!
    Fcbranco, sem crise, não tomei como crítica e até concordo com seu ponto de vista!
    Minha idéia inicial era realmente manter o carrinho praticamente original, pneuzinho 700/15, no máximo uma caixinha de redução de Kombi e levantadinha na frente, mas…
    Tenho oficina de torno, freza, etc, durante a desmontagem pra reforma fui percebendo o estado horrível, do chassi, tinha lugares que ele simplesmente sumiu, um pedaço de uns 40 cm sumiu na ferrugem, parecia um “brioche” de massa folhada! rsrs
    O motor tive de jogar fora, sequer dava retífica.
    E quando vi o preço de um motor a ar decente e sabendo que a qualidade de peças novas, atualmente, fica a desejar… resolvi chutar o balde e com força!
    Será uma completa reconstrução, tudo novo, chassi tubular, suspensão, amortecedores, câmbio (o próprio câmbio 4×4 do Subaru inclusive), tenho juntado peças e dinheiro há mais de 3 anos, até já parei de contar, pois daria desespero!
    Por fora o carrinho ficará praticamente igual ao desse post, mas o resto será completamente reconstruído.
    Digamos que é um projeto de vida quase!
    Assim que conseguir mais algumas peças, começo a construção, vou fazer um blog pra registrar tudo!

  18. Rodolfo Faria disse:

    Legal!

    Só não esqueça de nos enviar o link!

    Um abraço.

  19. Felipe Olivani disse:

    Vai fazê-lo 4×4? Que legal!

    Aliás, essas semanas conversei com um pessoal lá do Gurgel Clube Floripa e com um pessoal de Franca-SP, onde tem um X-12 Lona 4×4, com diferencial de Chevette e caixa de Kombi… ele está à procura de um X-12 TR pra fazer por menos de 5 mil – alguém sabe de algum?

  20. Marchiodi disse:

    Sim, o meu será 4×4, quase um mini Hummer! Conceitualmente vai ser parecido mecanicamente.
    Po, eu sou de Franca! Esse Gurgel que você falou é de um grande amigo meu, o Wiliam! Tem uns videos no youtube, é só procurar Gurgel 4×4 Wiliam.

  21. Marchiodi disse:

    Fotenha do referido Gurgel 4×4 do Wiliam, só pra constar: http://www.flickr.com/photos/guilhermegabrieloliveira/5874963503/in/photostream

  22. Fcbranco disse:

    Tem um cara que encontrei no 2ºENGG que faz a conversão 4×4. Pena que não peguei o contato dele.

    O X-12 normal tem boas condições para passar em qualquer lugar. Imagine alto e 4×4.

    Já vi usarem caixa de kombi invertida na conversão. Gostaria de um passo a passo para colocar no site.

  23. Felipe Olivani disse:

    Sim sim, acabei conhecendo o Guilherme (do X-12 vermelho, conhece?) e aí fiquei sabendo do Willian, já tinha visto aquele vídeo…

    Ele me falou que tão fazendo um Gurgel 4×4 pra ir no Rally dos Sertões, é verdade?

  24. Marchiodi disse:

    Conversei com o Guilherme uma vez, numa trilha, rapaz legal, e muito talentoso, faz belas fotos!
    Acho que esse do Sertões que tão falando é o meu na verdade, mas é que comentei uma vez que estava montando como se fosse para o rali, entende. Com um bom nível de montagem e preparação, etc … hehe…ir p/ Sertões de fato é muito caro, até gostaria um dia, mas no Brasil rali virou coisa de elite muito endinheirada.
    Importei muita coisa já, alavanca de câmbbio, amortecedor Fox, molas, agora falta pouco pra começar… como ainda estou juntando tudo, fico meio na surdina.
    Na hora certa vou divulgar.

  25. Felipe Olivani disse:

    Ah sim… mas com conjunto motriz Subaru e levinho do jeito que é, vai ficar um avião e ágil, muito bom de rali.

  26. Idivar Bedin disse:

    até que ano o x-12(fase 4) saiu com as rodas modelo “quadradinhas”(não triangular)?

  27. Rodolfo Faria disse:

    O Idivar!

    Essas rodas saíram em todos os “fase 4″ (1983-1988) como padrão. As triangulares eram vendidas como opcional.

  28. Idivar Bedin disse:

    Obrigado Rodolfo, eu imaginava que estas rodas só tinham saido no gurgel modelo da cara preta.
    Abraços.

  29. JOÃO VICENTE disse:

    Olá amigos, sempre fui apaixonado por Gurgel, mas aqui em Natal.RN é uma peça rara e quem tem não vende, ma s um senhor tinha um 88 TR x 12, e tinha que desocupar a garagem ” tinha comprado uma hylux ” e me vendeu o dele – o carro estava com ele há 10 anos, o veículo esta em bom estado mas precisa de algum ajuste, tenho que fazer o chassis, e o motor 1300 e quero passar para 1600. Mas confesso que estou muito feliz pela aquisição quero manter a originalidade do carro e é só para passear no final de semana, “não vou fazer trilhas”, gostaria de saber se em aqui em Natal.RN tem algum clube do Gurgel ou outros donos de Gurgel para que possamos trocar uma ideias.

  30. Marcello disse:

    Olá,
    Eu sou o proprietário desse Gurgel cara preta 1984 da foto.
    Gostaria de saber se esse ano/modelo tem algum tipo de adesivo. Caso tenha qual.
    Abraços