Tocantins “Nervoso”

Oi,

o Francisco manda esse X-12 flagrado no dia 07/05, num posto em Lumiar, região serrana do RJ.

O dono é o senhor ao lado do jipe na 3° foto, o Altino. O Altino é um integrante do clube Areia na Veia de Araruama/RJ, clube de bugueiros, que faziam o levantamento do seu passeio anual, a ser feito na região.

Como podem notar, o Tocantins não conta mais com seu pacífico motor VW 1600 a ar e sim com um AP 2000 do Santana. Imagino a trabalheira que foi botar esse motorzão nesse espacinho. Como o carro passou a ser refrigerado a água, conta com um radiador dianteiro (dentro do diminuto porta-malas) e com uma grade dianteira para ventilação bem discreta e está com rodas de L200.

O clube todo é contra o VW a ar e a favor do motor AP, todos os integrantes têm em seu carro o mesmo motor, e até tentaram converter o Francisco ao uso do AP! Cada doido com sua mania, não é?

Amanhã tem continuação desse carro, um detalhe bem legal… aguardem.

Abraços, Felipe

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18 comentários para “Tocantins “Nervoso””

  1. André disse:

    Essa adaptação ficou muito boa! Realmente discreta – normalmente colocam o radiador na traseira mesmo e é necessário abrir “buracos” nada discretos para a refrigeração – outra coisa que pareceu bem feita é o ressalto feito atrás do banco traseiro – foi um trabalho muito bem feito

  2. Leandro Basso disse:

    Qual o ano desse Tocantins ? Ele tem um detalhe bastante interessante…

    Abraços !

    Leandro

  3. Fcbranco disse:

    Leandro, ele é Tocantins LE Branco 93/93.

    Aqui no RJ é só consultar no site do Detran, dá pra obter as informações básicas com a placa do carro. Alguns outros estados também disponibilizam essa consulta, mas SP não.

  4. Felipe Olivani disse:

    E essas faixinhas cinzas, achei que só tivessem saído nos 95…

    O que que será que o Leandro viu hein? Vai aprontar alguma? heheh

  5. Fcbranco disse:

    As faixas cinzas que vc fala são as da lateral? Normalmente eram mais coloridas.

    Ele pode estar falando da grade frontal, não? Acho que ele já comentou sobre ela no passado em algum post do blog, sobre o período em que ela saiu nos Tocantins.

    Ou é mera especulação, já que você falou de um detalhe no post de amanhã.

  6. Leandro Basso disse:

    Olá Amigos, Boa Tarde

    O detalhe que notei foi o emblema frontal de metal (no logotipo em formato de bandeira) que apareceu nos Superminis 93 em diante…

    Os carros de 95 por serem os últimos da linha, o caso do meu, vieram com o de plástico e o G tradicional quadrado que não era visto há muito tempo nos veículos novos… Coisas de Gurgel !

    Era só essa curiosidade mesmo, nada de extraordinário rsrs…

    Abraços,

    Leandro

  7. Leandro Basso disse:

    Os Farois ARTEB H4 também foram substituídos nos últimos carros… além do meu, outros 94 e 95 (SM, Carajás, Tocantins) saíram com farois de qualidade inferior… Acredito que nessa fase pós concordata o lema era usar o que se tem fácil no mercado, sem compras em lotes ou coisas do tipo…

    Abraços

    Leandro

  8. Felipe Olivani disse:

    Então, as faixas eram as azuis, verde com laranja, mas as cinzas saíram nos Tocantins vinho de 95, como falado pelo pessoal no encontro e eu vi também em vídeos no YouTube.

    Legal o detalhe que o Leandro apontou dos bancos nos 95!

  9. Walfredo disse:

    Oi Leandro,

    O emblema da grade do seu é quadrado ?
    O 95 do Walter é igual ao desse posto (http://www.gurgelclube.com.br/GurgelAVista/?p=2432). As faixas também.

    Abraços,

  10. Leandro Basso disse:

    Muito interessante Walfredo… pode ser que o meu tenha sido trocado, o meu também foi faturado pela Telna, portanto deve ter sido produzido próximo ao do Walter…

    Nesse ano não temos referências de fábrica, como catálogos e manuais técnicos, temos que advinhar com base nos outros fabricados…

    Agora fica a dúvida, o meu foi trocado ou a Gurgel faria os dois diferentes?

    Abraços,

    Leandro

  11. Rodolfo Faria disse:

    Oi Leandro!

    O que pode ter acontecido no seu caso foi a Gurgel ter usado um lote de emblemas do Xef que deveria estar há algum tempo esquecido em algum canto da fábrica. Em se tratando do período pós-concordata, essa hipótese pode ser considerada.

    Quanto às faixas laterais, cheguei a ver mais de um Tocantins pós 1991 com um esquema de cores lilás e azul médio, ao invés do cinza e prata do desta foto e o do Walter.

    Um abraço,

    Rodolfo

  12. Walfredo disse:

    Oi,

    O Tocantins do Walter é o 5º antes de terminar a produção.

  13. Felipe Olivani disse:

    Por onde será que anda o derradeiro Tocantins? Aliás, o últimíssimo carro a ser feito “pela Gurgel”, foi um Tocantins?

  14. murilo-sao vicente sp disse:

    oi bom dia
    como fasso para ter fotos detalhadas deste gurja,como foi colocado este motor ap,como foi passado o encanamento do radiador,da dianteira para traseira,se foi nescessario cortar o compartimento do motor para encaixar o novo ap,tenho um x-12 86,do qual quero colocar este motor ap,pois ele é do meu uso diario,nao tenho e nao quero outro carro,trabalho em sampa e subo a serra de segunda a sabado, e tenho receio que o vw a ar nao agente a pauleira,por este motivo quero colocar este ap,um motor moderno em relaçao ao vw a ar,ainda nao comprei o ap,pois ainda nao tinha visto um gurgel tao bem feito,alias so vi um video de um gurgel muito mau acabado,so encontro fuscas.
    obrigado
    murilo sao vicente sp
    x-12 86

  15. Fcbranco disse:

    Murilo,

    Não vale mais a pena comprar um carro mais moderno só para isso?

    Para adaptar o motor AP no Gurgel, além de mutilar o carro, você vai gastar mais do que para comprar um popular bem mais novo, que vai te atender bem melhor. Fora questões como segurança, estabilidade, documentação, desvalorização.

    Pode parecer uma boa opção, mas não é! O motor a ar bem regulado é o suficiente para um X-12. Se quiser mais, é melhor considerar comprar outro carro. Palavra de quem faz trilha pesada com o conjunto original.

  16. Felipe Olivani disse:

    Murilo, o VW boxer aguenta até mais. Pra “ferver” você vai ter que fazer muito mais que subir a serra…

  17. edson disse:

    Prezados

    Meu pai e eu temos um gurgel x-12, o motor é o 1600 a ar, gostaríamos de colocar um motor mais potente, talves um CHT ou AP.

    Agradecemos uma dica.

    Edson

  18. Fcbranco disse:

    Edson, mais potente com que intuito? Lama, areia, velocidade??

    Não é muito recomendado trocar o motor não. O máximo que o Gurgel pode dar, é com o motor a ar mesmo. Sobe parede quase, palavra de quem já teve diversas experiências off-road com ele.

    Cabe avaliar se não é melhor comprar outro carro que se adeque melhor ao propósito de seu interesse.