Concessionária à vista!

Esta foto foi tirada por mim no começo do ano. Como todo fã de Gurgel, ando sempre alerta procurando algum modelo, em especial os da linha X-12.

Neste dia meio nublado, estava descendo a Rua Washington Luiz em Petrópolis/RJ (continuação da Rua Coronel Veiga, que faz o acesso da BR-040 para o centro de Petrópolis passando pelo antigo cassino-hotel Quitandinha), uma artéria bastante movimentada da cidade, quando me deparei com este letreiro enorme da Gurgel, levemente escondido com
“limo”, que se forma devido à excessiva humidade da cidade.

O prédio é extremamente moderno, e aparentemente não teve outra ocupação desde 1995, quando a fábrica da Gurgel Motores fechou as portas. Apesar de fechado encontra-se em bom estado de conservação. Não  consegui obter maiores informações sobre o lugar, somente uma confirmação por parte do proprietário da Telna, Walter Gotz Leider (Ex-concessionário Gurgel aqui do Rio) de que realmente havia um concessionário em Petrópolis.

Como costumo frequentar a cidade, pretendo fazer novas incursões ao local para obter maiores informações. Quem sabe os “tesouros” que podem ser encontrados num lugar que fez parte duma fase tão rica da indústria automobilística nacional?

Francisco Branco

Tags: , ,

6 comentários para “Concessionária à vista!”

  1. Renato Justino disse:

    Olá, comprei recentemente um SUPERMINI que foi adquirido pelo primeiro proprietário em 1993, na revendedora GURGEL de Petrópolis chamava-se MOTRIX VEÍCULOS LTDA consta no manual do proprietário que a revisão de 10.000 km foi realizada em 02.05.1996. Então pelo menos até esta data, essa concessionária ainda funcionava. 42-0999 era o telefone da MOTRIX na época.

  2. Fcbranco disse:

    Renato, sensacional essa sua informação. Se puder escanear o carimbo no manual e me enviar, agradeço. Pretendo fazer uma seção do site com os ex-concessionários e todo tipo de informação que eu puder juntar será interessante.

    Obrigado pela colaboração!!

  3. Fcbranco disse:

    Acabei de falar com o Mário, ex-proprietário da Motrix. Na verdade a Motrix foi a 2ª autorizada em Petrópolis, entrou no negócio depois que o concessionário da foto acima desistiu do negócio. Portanto em Petrópolis/RJ houveram 2 concessionários Gurgel.

    Em breve vou visitá-lo, e colocarei um pouco da história aqui no Blog!

  4. Enrico disse:

    Olá amigo,

    Vi por acaso seu post. Sou um dos proprietários do prédio na foto. Gostei do elogio ao prédio, chamando de extremamente moderno. Este prédio foi inaugurado em 1985, e continua inteiro até hoje. =)
    Sim, fomos representantes da Gurgel no período em que a mesma estava ativa.
    Se tiver algum interesse no local, ou quiser falar mais a respeito, estou a disposição.

    Atenciosamente
    Enrico Pedrotti

  5. Xiogit disse:

    Enrico,

    Quanto ao local: ele está desativado até hoje? Se pretende dar um destino? Qual a sua composição e divisão, por exemplo, m2, andares, salas, banheiros etc.

    Um abraço,

    Leno

  6. Maximiliam Luppe disse:

    De acordo com as imagens do Google Maps, o local esta a venda ou para alugar.

    O sr. Enrico Pedrotti não tem mais informação a respeito?

    Maximiliam Luppe