Xavante XTC em Itaipuaçú!

Corrigido em 16/03/11 às 16:48 hs.

Este Xavante XTC 1974 bege claro foi fotografado em 24/07/2010 em Itaipuaçú, bairro de Maricá/RJ. Quem obteve o flagra foi novamente o Rodolfo, grande contribuidor deste Blog.

Segundo ele, “O carro estava um tanto surrado, mas estava com tudo no lugar.“. Realmente está com a maior parte da sua originalidade preservada no exterior, precisando só de um apaixonado para revivê-lo.

Modelo raro de se ver. Como saber se é um Xavante XTC ou X-10?

Fica a pergunta.

Francisco Branco

Tags: , , , , , ,

8 comentários para “Xavante XTC em Itaipuaçú!”

  1. Rodolfo disse:

    Francisco, o que diferencia o X-10 do Xavante é o seguinte: o estepe fica coberto (sob o capô), o chassi é mais curto e a presença de tomadas laterais de ar.

    Um abraço,

    Rodolfo

  2. Fcbranco disse:

    Só para frizar, estamos falando da última versão do Xavante (74 e 75), e não da versão 1972/73, mais conhecida por todos.

    As tomadas laterais de ar, estão presentes também no Xavante, só que em geral ficam na traseira, após a caixa de roda. O X-10 já tem as mesmas logo atrás da porta, como continuou sendo daí pra frente.

    O estepe é sempre uma questão controversa. O Xavante do Akito, de SP (clique aqui para ver), ano 1975 tem o estepe interno. Portanto, não há um padrão, mas é certo que até 1974 eles eram externos.

    Um detalhe muito sutil no entanto, facilita bastante: No X-10, há um recuo na frente para “encaixe” do guincho manual. No Xavante, esse recuo não existe, apesar da frente ter exatamente o mesmo desenho.

    São detalhes curiosos. Clicanco por “categorias” no site, dá pra ver diversos X-10 e Xavante, onde dá pra notar essas diferenças.

  3. RAPHAEL RODRIGUES DE ALMEIDA disse:

    GOSTARIA DE DESTACAR QUE ESTE NA VERDADE É UM GURGEL XTC(XT CONFORTO). ESTE MODELO FOI LANÇADO EM 1974 E FOI FEITO ATÉ 75. SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO X-10, LANÇADO EM 75, SÃO: ESTEPE SOBRE O CAPÔ, PARA-CHOQUES METÁLICOS, ENTRADAS DE AR NO FINAL DA LATERAL, NÃO POSSUI CONSOLE LIGANDO O PAINEL AO BANCO TRASEIRO. NO X-10(75-77) O PARA-CHOQUE É MOLDADO NA CARROCERIA, TEM CONSOLE DO PAINEL À BASE DO BANCO TRASEIRO E ESTEPE SOB O CAPÔ.

  4. Fcbranco disse:

    Raphael, a única observação é que o XTC também é um Xavante, mas realmente existe essa versão, só que as principais características, por falta de informação, eram desconhecidas. Agradeço a sua informação e aproveito para perguntar se possui um XTC.

  5. Raphael Rodrigues de Almeida disse:

    CARO FCBRANCO,NA VERDADE TENHO UM X-12 TR 85.FUTURAMENTE PRETENDO TER UM XAVANTE XT.QUEM QUISER VER O TESTE DO XTC(QUATRO RODAS MARÇO DE 1974)BASTA IR AO SITE:WWW.GURGELBRASIL.COM.ABRAÇO.

  6. Fcbranco disse:

    Pois é, depois da sua explicação, recebi novas fotos e notei o detalhe do para-choques. Você tem toda razão. Acho até que vou criar uma categoria só para o XTC.

  7. Henryke disse:

    Ola rapaziada , tenho um gurgel 1978 , no doc. tem x12 so que ele tem recuo na dianteira , grade na frente dos farois , guinxo , galao na trazeira. Gostaria de saber se as portas sao de lona ou de madeira. Obrigado

  8. Fcbranco disse:

    Henryke, se o seu for um X-12 “L” 1978, as portas são de madeira forradas de lona. Se for um X-12 “E”, teria as portas de fibra. Mande fotos para francisco@gurgelclube.com.br que te ajudaremos. Importante é fotografar a plaqueta de fabricação quando mandar.