O verdadeiro X-13 !

Olá,

A Gurgel é cheia de “lendas”, carros e informações não verificáveis que saim em pequenas notas na imprensa especializada. O mistério do X-11 já foi solucionado pelo pessoal do Gurgel Clube, o Felipe nos trouxe a lenda do Carajás com teto de lona, ainda não esclarecido completamente e agora mais uma lenda que merece investigação.

A nota está na página 26 da edição de janeiro de 1986 da Quatro Rodas. Já vimos muita coisa, Gurgel 1200 e Xavante XT com capota rígida, Moplast, carro anfíbio, GTA, XEF pickup elétrico… mas alguém se lembra de pelo menos um protótipo que pudesse ser o carro descrito na nota ?

Mistério…

Tags: ,

9 comentários para “O verdadeiro X-13 !”

  1. Felipe Olivani disse:

    1986 (um projeto futuro), com peso e medida entre X-12 e Carajás, eu chuto num nome “primitivo” para o Tocantins; não é lá maior e mais pesado que o X-12, porém é a evolução dele.

    O Carajás teto de lona me deixou instigado. O que será que foi feito com o RL (Rígido-Lona) que aparece nas fotos??

  2. André disse:

    O apelido do meu é Fase 3 :D :D

    hahahahah

  3. Rodolfo Faria disse:

    Oi Felipe!

    Também creio que o “X-13″ tenha sido uma prévia do Tocantins, afinal a matéria foi publicada em 1986 e o Tocantins lançado em fins de 1988. Maior que o X-12 não ficou, mas a capacidade de carga melhorou um pouquinho levando em consideração a eliminação do deck que servia de apoio para os eventuais camburão e superfiltro.

    Pode ser levado em consideração que o abandono do X-13 tenha se dado em razão do projeto CENA, pois sairia muito mais caro projetar dois carros ao mesmo tempo e o foco, na época, era o carro 100% nacional.

    Quanto ao Carajás lona, é bem provável que ele tenha sido um protótipo e, depois, vendido a algum funcionário da fábrica e transformado em rígido.

    Um abraço,

    Rodolfo

  4. Felipe Olivani disse:

    Olá,

    eu também aposto minhas fichas nessa. Se bem que seria bem interessante um intermediário entre o X-12 e o Carajás. Sempre pensei no X-12 como um “brinquedinho” off-road, bem pequeno para a categoria (talvez a razão para sua agilidade), e o Carajás muito grandalhão.

    O CENA pode muito bem ter sido a razão para esse “esquecimento” do X-13, e resolveram fazer um facelift no X-12.

  5. Muito interessante esse ai!

  6. Walfredo disse:

    O meu não tem apelido, tem nome ! Desde que aprendi a falar chamo ele de Gugu. Claro que no começo era bonitinho, agora as pessoas me olham estranho quando ouvem um barbado chamar o carro assim…

    Concordo com o Rodolfo e o Felipe, o Gurgel investiu quase todas suas forças no Cena. E não era para menos, afinal, era o Tião se tornando realidade !

    Quanto ao Tocantins ser o X-13, sei não. Tem mais diferença entre os X-12 que entre o último X-12 e o Tocantins.

    Não seria o Carajás lona uma tentativa de vender pras Forças Armadas ?

    E por falar em carro grande aberto, lembram de uma pick-up “conversível” ? Tem propaganda na Quatro Rodas.

  7. Felipe Olivani disse:

    “lembram de uma pick-up “conversível” ?”

    O que, os QT e Xavante XT que tinha caçambinha de fibra no lugar dos bancos traseiros?

  8. Walfredo disse:

    Já ví foto de XTC com a caçamba também…

    A pick-up era feita pela Envemo. Vou te mandar a propaganda.

  9. Fcbranco disse:

    Na seção modelos, dentro de “Mitos e Lendas” tem um tópico sobre o X-13. Entrem lá tb!