X-12 completinho

Oi,

Esse eu ví algumas vezes, mas do ônibus não deu para fotografar. Virgínia esteve com ele no mercado e fez as fotos desse Xavante X-12 1979 do Carlos. E não é que ele mora perto da minha casa ?

Ele disse que ia participar dos encontros, que queria deixar o carro 100% original… dois meses e até agora nada… vou botar pilha nele.

Abraços,

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18 comentários para “X-12 completinho”

  1. Felipe Olivani disse:

    Uia! Tá novo! Os emblemas, a pá, o retrovisor no meio do quadro do pára-brisas, o interior muito bem cuidado (e olha lá a luzinha no meio do painel).

    Só falta a tampa do filtro de ar e uma capota nova, quem sabe um banho de tinta (se bem que com a pátina fica bacana).

  2. Walfredo disse:

    Capota… essa até tem mais visibilidade, mas que é esquisita , isso ela é.

    Bom termo Felipe, pátina. É justamente o termo que os museólogos e arqueólogos usam. E a FIVA usa também. O americano começou a dar valor tem pouco tempo, mas os adeptos são de peso, como o Revs Institute.

    Se em 1995 eu soubesse o que sei hoje, nunca teria repintado meu carro… agora é tarde.

  3. Felipe Olivani disse:

    Mas ele tava muito feio em 95?

    Penso às vezes em pintar o meu, mas é difícil, pois no geral ele está muito bom, só em dois ou três pontos que a coisa fica feia…

  4. Walfredo disse:

    Estava parecido com o estado que está hoje. Só que aquela pintura era de fábrica. Se eu repintar hoje, mais 10 anos de uso vai estar feio novamente…

    E repintar os emblemas não foi tão fácil. Tanto que o da tampa do motor eu não coloquei.

  5. André disse:

    Não precisa ficar com tanto remorso da repintura. É um mal necessário. Eventualmente a tinta descasca também do chassis e ele começa a apodrecer rápido, por isso é importante manter a cobertura de tinta.

    Uma repintura com as mesmas caracteristicas originais, não afeta em nada a originalidade. Só tomar cuidado com os emblemas e etc.

  6. Walfredo disse:

    Ao contrário André, o meu é um QT. A pintura gasta não afeta em nada, e de fábrica é sempre de fábrica. Mas o que não tem jeito de recuperar é a pátina do tempo, algo que o europeu sempre valorizou e o americano está começando a dar valor agora.

    Mesmo fazendo a mascara dos emblemas em adesivo recortado, essa parte só fica realmente boa com o pessoal que já está acostumado.

  7. André disse:

    Ah sim, entendi seu ponto de vista… Eu não estava entendendo muito bem o sentido da palavra “pátina”.

    O meu já aparenta ter sido repintado várias vezes, passado por várias reformas e inclusive com modificações bem drásticas (era um Caribe, hoje é TR. Isso tudo antes de eu comprar). Então a pátina dele, são as modificações para aguentar o serviço heheheh

  8. Felipe Olivani disse:

    Sério, um Caribe que ficou por essas bandas? O chassis difere? Tem a capota? Vai voltar pra Caribe?

  9. Walfredo disse:

    Isso mesmo ! No seu caso, as modificações sofridas contam uma história muito importante. Como é o caso de muitos carros que estão “no batente” com 30, 40 anos de uso.

    E a capota ? Ficou bem feita a adaptação ?

  10. Fcbranco disse:

    O X-12 do André é um 79, igual ao meu (1980).

    É so arrumar uma capota do mesmo modelo e aparafusar, não tem adaptação!

    A parte de baixo da carroceria era sempre igual. Mudavam as portas e o teto/parabrisas, conforme a versão pretendida (TR, L ou RM).

  11. André disse:

    Não fui eu que fiz a adaptação, já comprei assim. Segundo a ficha de fabricação, era um Caribe Azul Caiçava, com capota e bancos em duas cores. Foi faturado para a União. Ele consta com a capota de fibra do mesmo ano, mas as portas são do fase 4. O quebra-vento da porta de cada lado é diferente. Com essa divergência de peças, tenho alguns pontos onde fico sem uma boa vedação (parte debaixo das portas e entre a capota de fibra e a lateral das portas.

    Por enquanto ainda uso o carro no dia-a-dia, então sem chance de voltá-lo pra Caribe. Talvez no futuro. A plaqueta de identificação não faz nenhuma menção ao modelo, diz apenas “X12″

  12. André disse:

    Francisco, o meu é ano e modelo 1980, apesar do Chassis começar com X1279. Na plaqueta de identificação e no documento constam que é 1980

  13. Walfredo disse:

    Então foi colocada um teto Gurgel ? Interessante…

    Mas em todo caso Francisco, as portas do teto de lona e do fechado não são iguais. É adaptação de qualquer maneira.

    André, tem chance das portas terem sido trocadas depois ? Doadas por outra viatura ? De qual orgão da União ele era ?

  14. André disse:

    Tenho certeza absoluta de que as portas são de outra viatura, na realidade, de duas outras viaturas. O quebra-vento está diferente de cada lado, indicando de foram retiradas de modelos diferentes. O problema com isso é uma pequena dificuldade em abrir o quebra-vento, pois no meu modelo, originalmente não tinha, e ele acaba raspando no painel do carro.

    Tirei umas fotos das diferenças, vou colocar no orkut e postar os links aqui (o post com os links só será visivel depois da aprovação do moderador)

  15. André disse:

    Eu não sei de que orgão ele era, consta apenas na ficha de fabricação de que foi vendido para a União. Não investiguei fundo o bastante para descobrir de quem já foi.

    Imagens:

    http://postimage.org/image/2n6vazs2s/
    http://postimage.org/image/2x7evnk2s/
    http://postimage.org/image/2x7i6q92c/
    http://postimage.org/image/2x7lhsy1w/
    http://postimage.org/image/2x7osvn1g/

  16. Walfredo disse:

    André, me passa ou a placa ou o chassi ! Vamos levantar o histórico do carro.

  17. André disse:

    Está falando de consultar no site do DPVAT? já fiz isso. Fala ae teu e-mail que a gente conversa melhor