Manual de Originalidade Gurgel Clube – Rodas e Pneus

Dicas:
A roda modelo “20 janelas 5 furos” que equipou o Karmann-Ghia de 1968-1969 não é mais fabricada. Se a furação do carro tiver sido alterada para furação 4×130, pode-se utilizar a roda para o Fuscão (Rodabrás RB-152) só quem com 5,5 polegadas. A Rodabrás fabrica ela na medida correta sob encomenda. Em breve tentaremos com eles a fabricação da “20 janelas 5 furos”, assim como outras rodas originais para a linha Gurgel.

Com ajuda do amigo Leandro Basso (São Paulo/SP), o Gurgel Clube conseguiu a anos atrás que a Rodabrás voltasse a fabricar a roda ORIGINAL modelo “X-12 L e X-12 TR 1978-1982”, sob o modelo RB-328. Essa roda tem off-set diferenciado das demais, sendo importante para manter a originalidade dos carros e corrigir problemas como pneus pegando na caixa de roda. Preço: R$ 115,00 (jun/11) mais 5% Imp. e frete (à parte). Infelizmente ela acabou deixando de ser oferecida pela baixa procura.

A roda modelo “X-12 L e X-12 TR 1982-1986” em aro 14 não é mais fabricada. A Rodabrás fabrica uma roda com visual similar para pickups/C-10/F-1000, mas que a princípio não serve por ser em aro 15 e furação diferente.

A roda modelo “Mangels triangular” em aro 14 com 8 triângulos não é mais fabricada. A Rodabrás retomou a fabricação do modelo com 10 triângulos, em aro 14 (RB-207) e 15 (RB-298).

As calotas originais para Supermini e BR-800 não são mais fabricadas.

Como achar o pneu certo para o seu carro? Leia no final da página um guia explicando as medidas e ensinando converter as mesmas.

Encontrou algum erro? Sabe alguma informação que não está aqui? Por favor, entre em contato através do email francisco@gurgelclube.com.br.

Fornecedores:

Pra quem estiver procurando por rodas originais novas, o fabricante Rodabrás (http://www.rodabrasrodas.com.br), fabrica rodas em aço para a linha VW, que podem ser utilizadas nos Gurgel. Alguns dos modelos de rodas abaixo são produzidas por eles.

O pneu cidade e campo em aro 14 era fabricado até recentemente pela Firestone (Firestone passeio diagonal Cidade e Campo modelo P-668) e Maggion (Pneus para caminhões – Maggion Wild Bull). Não se encontra em qualquer revenda, custam em média R$ 300,00 a unidade. No comparativo off-road, os pneus Firestone são melhores. No uso em estrada ambos tem performance e durabilidade similares. (texto atualizado em 24/04/2017, site dos dois fabricantes não disponibiliza mais os modelos citados)

Se quiser equipar seu Gurgel com pneus off-road, muito cuidado, pois poucos são os modelos que servem com a suspensão original. Troca da coroa e pinhão (reduzindo a caixa) podem ser necessários.

Rodas:
– Rodabrás Rodas – www.rodabrasrodas.com.br – Dê preferência para orçar por telefone.

Pneus:
– Firestone – www.firestone.com.br – ligue para os distriduidores do site consultando sobre a disponibilidade nas lojas. A Firestone só fabrica o Cidade e Campo 0km em aro 14.

– Maggion – www.maggion.com.br – ligue para os distriduidores do site consultando sobre a disponibilidade nas lojas. A Maggion só fabrica o Cidade e Campo 0km em aro 14.

– Fumagalli CPA – sem site – remolda o pneu cidade e campo 7.10 r15 utilizado na Rural Willys, única opção de pneu similar ao 7.35 original em aro 15 – Rua Orville Derby, 166 – SP/SP – (11) 2292-4177/2292-4467.

– Genius Tyres – Pneus off-road – www.geniustyres.com.br – fabricante de pneus off-road bastante conhecido no mercado.

Tem alguma recomendação de fornecedor? Mande um email para francisco@gurgelclube.com.br

Modelos por tipo:

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Modelo: 10 janelas, 5 furos (5×205) aro 15 / Cód: Rodabrás RB 139 / Fonte: site Rodabrás Rodas

 

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Modelo: 20 janelas 5 furos (Karmann Ghia) aro 15 / Fonte: site Gustavo Brasil

 

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Modelo: X-12 L e X-12 TR 1978-1982 aro 15 / Cód: Rodabrás RB 328 / Fonte: site Rodabrás Rodas

 

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Modelo: X-12 L e X-12 TR 1983-1986 aro 14 / Fonte: site Mercado Livre

 

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Modelo: Mangels triangular aro 14 “8 triângulos” / Fonte: fórum do site Gurgel 800

 

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Modelo: Kombi Antiga aro 14 furação 5×205 / Cód.: Rodabrás RB 145 / Fonte: site Rodabrás Rodas

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Modelo: Roda aço aro 13 / Fonte: Arquivo próprio Gurgel Clube

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Modelo: Pneu diagonal Cidade e Campo / Cód: Firestone Cidade e Campo ou Maggion Wild Bull / Fonte: site Maggion

Modelo por veículo Gurgel:

Macan Gurgel 1200 (versões Ipanema, Enseada, Augusta e Xavante) 1966:
Roda: 10 janelas, 5 furos (5×205) na cor prata, aro??, largura??
Pneus: ??

Gurgel QT 1968-1971:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor prata, aro 15 largura 5,5 polegadas??, rodas especiais opcionais em liga aro 13.
Pneus: Cidade e campo 5,60 x 15, opcionais para a roda de liga na medida 6,70-725×13

Bugato:
Roda: especial, semelhante à 5 furos “estrela” de época para os VW.
Pneus: ??

Xavante XT e XTR 1972-1973:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor preta, aro 15 largura 5,5 polegadas??, sem calotinha em 1972, com calota na cor da carroceria em 1973.
Pneus: Cidade e campo 5,60 x 15.

Xavante XTC 1974-1975:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor prata ou ??, aro 15 largura 5,5 polegadas??, calotinha na cor da carroceria.
Pneus: Cidade e campo 5,60 x 15.

X-10 1975-1978:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor prata ou ??, aro 15 largura 5,5 polegadas??, com calota.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 15.

X-12 L (da 1ª Fase) 1976-1978:
Roda: 20 janelas, 5 furos, aro 15, 5,5 polegadas com calota, mudando para a X-12 L e X-12 TR 1978-1982 (RB-328) a partir de 31/03/1978.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 15.

X-12 TR (da 2ª Fase) anos 1976-1978:
Roda: Em 1976, 20 janelas, 5 furos na cor prata, aro 15 largura 5,5 polegadas, calotinha na cor da carroceria, mudando para 20 janelas, 4 furos (4×130) na cor prata, aro 15 largura 5,5 polegadas sem calota em 1976 até 31/03/1978, quando mudou para a X-12 L e X-12 TR 1978-1982 (RB-328) a partir de 31/03/1978.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 15.

X-12 E (da 1ª Fase) 1979:
Roda: X-12 L e X-12 TR 1978-1982 aro 15 (cód. Rodabrás RB-328), com 5,5 polegadas, furação 4×130, cubo 80 mm.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 15.

X-12 e X-12 TR (da 3ª Fase) 1979-1982:
        Roda modelo X-12 L e X-12 TR 1978-1982 aro 15 (cód. Rodabrás RB-328), com 5,5 polegadas, furação 4×130, cubo 80 mm, opcional aro 14 com 5,5 polegadas, furação 4×130 com pneus Cidade e campo 7,35 aro 15 com câmara. Modelo caribe (exportação) com rodas Mangels triangular com pintura na cor branca, aro 14.
Roda 1*: 5 rodas 5,5 polegadas aro 15 4 furos (a partir de 31/03/78).
Roda 2*: 4 rodas EPOX branca (Mangels triangular??) 6,0 polegadas aro 14.
Roda 3*: 1 roda 5,5 polegadas aro 14.
Roda 4*: 2 rodas Big tala 11,5 polegadas aro 15.
Pneu 1*: 5 pneus com câmara 7,35 aro 15 Cidade e campo.
Pneu 2*: 5 pneus com câmara 7,00 aro 14 (4 lonas).
Pneu 3*: 2 pneus com câmara Dunny Buggy.
Pneu 4*: 5 pneus com câmara 6,00 aro 16 ND militar.
Pneu 5*: 5 pneus com câmara 7,00 aro 14 (6 lonas).
Pneu 6*: 5 pneus com câmara radial 7,00 aro 14.
Pneu 7*: 5 pneus com câmara 7,00 aro 15 especial.
        *Fonte: Manual de peças do modelo de 1979, pág. 25.

X-12 TR e L (da 4ª Fase) 1982-1986:
Rodas: modelo X-12 L e X-12 TR 1982-1986 (não é mais fabricada, foi feita exclusivamente para a Gurgel), aro 14, 6 polegadas.
Pneus: Cidade e campo 7,00 aro 14.
*Fonte: Manuais do proprietário de 1983 e 1985.

X-12 TR e L (da 4ª Fase) 1987-1989:
Rodas: Mangels triangular com pintura na cor branca, aro 14, 5,5?? polegadas.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 14.

Tocantins TR e L 1989-1991:
Rodas: Mangels triangular com pintura na cor branca, aro 14 com 5,5 (Manual do proprietário) ou 6 (Catálogo de peças) polegadas.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 14 (6 lonas).

X-20 (da 1ª Fase) 1976-1977:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor prata, aro 15 (ou 16??) largura 5,5 polegadas??, sem calota.
Pneus: Militar (no protótipo), Cidade e campo 5,60 x 15.

X-20 (da 2ª Fase) 1977-1979:
Roda: 5 furos na cor prata, não é possível determinar se a 20 janelas ou lisa, aro 15 (ou 16??) largura 5,5 polegadas??, sem calota.
Pneus:

X-15 1978-1979:
Roda: 20 janelas, 5 furos na cor prata, aro 15, largura 5,5 polegadas??, sem calota.
Pneus: Cidade e campo 7,35 aro 15.

X-15 TR 1979-1982:
Roda: Kombi Antiga, 5 polegadas aro 14 (Fonte: Manual Proprietário 1981).
Pneus: 7 polegadas aro 14 (Fonte: Manual Proprietário 1981).

G-15 1979-1982:
Roda: Kombi antiga, 5 polegadas aro 14 (Fonte: Manual Proprietário 1981).
Pneus: 7 polegadas aro 14 (Fonte: Manual Proprietário 1981).

Itaipú E-150
Roda: liga leve, foto abaixo.

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Modelo: Itaipú E-150 / Fonte: acervo Gurgel Clube

G-800 da “1ª Fase” (Faróis redondos):
Roda: aro 14?? em aço, com calota G-800 da “1ª Fase” na cor prata.
Pneus: ??

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Modelo: calota G-800 da “1ª Fase” / Fonte: galeria Gurgel Clube no Flickr

G-800 da “2ª Fase” (Faróis retangulares):
Roda: aro 14?? em aço, com calota G-800 da “2ª Fase” cromada, opcional mangels triangular na cor branca.
Pneus: ??

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Modelo: calota G-800 da “2ª Fase” / Fonte: fotografia de fábrica da versão “bombeiros”

XEF:
Roda: da marca “Scorro modelo S/49” em liga leve, aro 13 com 5,5 polegadas. Não é mais fabricada.
Pneus: 175/70 – SR – 13
 * Fonte: Manual do proprietário de 1986.

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Modelo: Roda em liga leve “Scorro S/49” no XEF, aro 13 com 5,5 polegadas / Fonte: foto oficial da fábrica

Carajás (todos os modelos):
Carajás “LE” – Roda Mangels triangular com pintura Epoxi Branca aro 14 com 6 polegadas, furação 5×112.
Carajás “VIP” – Roda Mangels triangular cromada aro 14 com 6 polegadas, furação 5×112.
Pneus – Com câmara, medida 7,35X14″ (até de 06/89 – ítem 2), opcional pneus urbanos radial sem câmara CV 2000 Firestone medida 185-80 aro 14 (a partir de 07/89 – ítem 2).

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Imagem: Catálogo de peças Carajás Álcool/Gasolina, Grupo 6 – Rodas e freios, pág. 13-1 / Fonte: site Gurgel 800

BR-800 1988-1991:
Roda: em aço estampado aro 13 com 4,5 polegadas (13JX4,5″ – ítem 24), com calota marca “Panther” para 280-M/BR-800 ou calota BR-800 SL.
Pneus: sem câmara SR 13×145 (ítem 23), equivalentes a R13x145x80.

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Modelo: Calota da marca “Panther” para 280-M/BR-800 / Fonte: Flickr Gurgel Clube de SP

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Modelo: Calota BR-800 SL / Fonte: site Gurgel 800

Motomachine 1990-1992:
Roda: aço estampado na cor prata aro 13 com 4,5 polegadas (13JX4,5″), sem calota, com opcionais em liga “16 linhas”, “estrela” e “18 furos” (fonte: Folheto de fábrica/galeria Flickr do Gurgel Clube do RJ).
Pneus: sem câmara SR 13×145, equivalentes a R13x145x80.

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Fotos: Rodas em liga para o Motomachine. Modelos (de cima para baixo): “16 linhas”, “estrela” e “18 furos”.

roda estrela motomachine

Foto: Roda em liga para o Motomachine, modelo “estrela”. Enviada por Rogério Alves em 25/10/2016.

Supermini 1992-1995:
Roda: em aço estampado aro 13 com 4,5 polegadas (13JX4,5″ – ítem 24), com Calota Supermini, feita atualmente pela Calotas Grid, mod. 534 (Universal – Grand Prix 13″). Havia como opcional uma roda em liga leve da marca “Mangels modelo Falcon”, foto abaixo.
Pneus: sem câmara SR 13×145 (ítem 23), equivalentes a R13x145x80.

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Modelo: Calota Supermini / Fonte: site Gurgel 800

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Modelo: Roda “Mangels Falcon” opcional Supermini / Fonte: folheto/prospecto de fábrica

Gurgel BR-SLX ou Supermini SLX
Roda: em liga leve aro 13, marca “Mangels modelo Odissey” foto abaixo.
Pneus: sem câmara SR 13×145, equivalentes a R13x145x80.

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Modelo: Roda “Mangels Odissey” para BR-SLX ou Supermini SLX / Fonte: foto acervo Gurgel Clube

Gurgel Supercross:
Roda: especiais em aço estampado com pintura na cor branca, 10 furos redondos e 20 parafusos decorativos, aro 13 com 4,5 polegadas (13JX4,5″), furação de 4 furos, calotinha central cromada.
Pneus: sem câmara SR 13×145??, equivalentes a R13x145x80??.

Rodas “falsas”:

Na verdade não são falsificações, mas são rodas que costumam ser confundidas com as rodas que saíram originalmente de fábrica nos Gurgel. Seguem exemplos abaixo.

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Foto: suposta roda para X-12 e X-12 TR 1978/82, na verdade uma Mangels esportiva de época / Fonte: internet

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Foto: suposta Mangels triangular “8 triângulos”, na verdade roda similar com 10 triângulos, nunca utilizada pela Gurgel.

Medida de Pneus:

Texto de Guilherme Pollachini (Grupo Gurgel Guerreiro – Facebook)

Existem essencialmente 3 métodos de medição.

1 – Métrico (mais comum):
Exemplo: 285/75R16 – Os dois primeiros números estão em milímetros e o terceiro é referente ao diâmetro da roda e vem indicado em polegadas. 285 é a medida da largura em mm. 75 se refere à altura lateral do pneu, ou seja, é 75% da largura = 285×0,75= 213,75 mm. R16 é o diametro da roda em polegadas = 16×25,4 mm = 406,4 mm. Para calcular o diâmetro exterior do pneu = 213,75×2(sup. inf.) 406,4 = 833,90 mm.

2 – Americano (muito utilizado em pneus para jipes):
Exemplo: 33/12,5R15 – Temos três conjuntos de números todos em polegadas. 33 é a medida em polegadas do diâmetro exterior do pneu (e é sempre independente do tamanho da roda) = 33×25,4 mm = 838,2 mm. 12,5 é a medida em polegadas da largura do pneu = 12,5×25,4 mm = 317,5 mm. R15 é a medida da jante = 15×25,4 mm = 381 mm.

3 – Numérico (também utilizado em pneus para jipes e camiões):
Exemplo: Tipo750x16 ou 7.50×16 – Temos apenas dois conjuntos de numeros em polegadas. 7.5 é a altura lateral em polegadas= 7.50×25,4 mm = 190,5 mm. A largura do pneu, normalmente neste tipo de referencia é igual à altura lateral = 190,5 mm. A segunda medida é o diametro da roda em polegadas = 16×25.4 mm = 406,4 mm. Portanto o diâmetro exterior do pneu = 190,5×2(sup. inf.) 406,4 = 787,4 mm.

OBS: Essas medidas podem sofrer pequenas alterações mais são alterações muito pequenas.

Quer informações sobre outra roda/pneu? Entre em contato que pesquisaremos!


Editado por: Francisco Branco
Colaborações de: Grupo Gurgel Guerreiro no Facebook (João Ferraz, Fábio Evangelista)
Fotos e dados: site Gurgel 800, site Rodabrás Rodas, site Gustavo Brasil, site Maggion, site Firestone, site Mercado Livre