8

#400: Xavante XT chassis n° 1 !!!

Oi,

o amigo Celso, do Rio Grande do Sul, descobriu essa raridade e mandou para o Francisco. O primeríssimo Xavante XT!

O carro é segundo dono, o primeiro foi o sr. Gurgel! O dono atual o comprou dele, com muita insistência. O carro foi de um lote de 6 unidades para testes, esse carro é de novembro de 1971, sendo que o primeiro Xavante XT a aparecer em testes foi o verde que apareceu na 4Rodas de janeiro de 1972! O primeiro carro com chassis Plasteel da Gurgel!

O carro tem o manual do Gurgel QT 1300 e uma foto de época:

O manual diz que a cor original é o verde Guarujá, bem diferente do verde atual.

Me parece que por tanta insistência na época, o carro poderia estar num estado (muito) melhor! É carro de uso diário, mas isso não quer dizer que tenha estar mal cuidado. Aqui, uma foto dele em ação!

Que legal. E parece que o pessoal já ficou animado em ir atrás dos outros chassis n° 1.

Abraços, Felipe

Tags:  , ,

8 comentários

  • André  disse:

    hunm… não tinha reparado nisso, bem interessante!

  • Felipe Olivani  disse:

    Nossa, acho que ninguém tinha reparado nisso! Belo detalhe!

  • André  disse:

    Olhando a matéria da 4r de 1972 que está aqui no site, ele só tinha 1 limpador. originalissimo!

  • Raphael  disse:

    Muito legal. Meu Gurgel favorito. Repararam que ele só tem um limpador de pára-brisa? Será original?

  • Leandro Basso  disse:

    Esse merecia estar 100% original e com placa preta… com certeza esse foi um dos primeiros a usar o chassí próprio !

    Essa documentação antiga é show, na minha opnião agrega muito ao valor do veículo…

    Belo post,

    Abraços,

    Leandro Basso

  • André  disse:

    O dono precisa por uma placa na dianteira, caso não queria levar uma multa.

    É um achado impressionante, e mais impressionante ainda é ele ter os manuais e documentos originais. Essa semana o blog tá sensacional!

    Então esse carro, é esse carro? http://www.gurgelclube.com.br/imprensa/4R-138_jan72.aspx

    Mais impressionante ainda hahaah

    • Fcbranco  disse:

      André, não é o mesmo carro! Repare no símbolo, que é oval e fica no meio (igual ao dos primeiros Ipanema), e no lugar do símbolo, temos o bocal do tanque.

      Quando recebi as fotos, lembrei da cor e corri para conferir na revista. Pedi a quem enviou as fotos para verificar se tinha alguma alteração nesses locais, mas não tinha. Sempre foi com o símbolo quadrado! Vai ver esse da revista é outro dos 6 iniciais, ou um protótipo com numeração diferente.

      Vejam na seção “Modelos” do site, descobrimos que o Xavante XT foi feito às pressas para um desfile de 7 de Setembro (a convite da Engesa)!

  • Fcbranco  disse:

    Merecia uma placa preta, desde que esteja com a originalidade restaurada!

    O verde guarujá não é muito bonito (parece interior de um abacate segundo dizem). Mas é a cor original. As rodas também interessante recolocar (5 furos com janela central), além das grades nos faróis.

Deixe seu comentário aqui:

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>